sexta-feira, 6 de abril de 2018

Nas BLX Acontece... 9 a 15 abr 2018

DESTAQUES



Biblioteca Palácio Galveias
segunda, 9 abr | às 16h

Enciclopédia dos Migrantes
A Enciclopédia dos Migrantes é um projeto artístico que reúne - em 3 volumes de uma enciclopédia em formato clássico - 400 testemunhos de histórias íntimas de migrantes, residentes em 8 cidades localizadas no litoral atlântico da Europa: Brest, Rennes, Nantes, Gijón, Porto, Lisboa, Cádis e Gibraltar.
Trata-se de um projeto de cooperação europeia coordenado pela organização francesa L\'âge de la Tortue, por iniciativa artística de Paloma Fernández Sobrino.
Em Lisboa, o trabalho de recolha foi desenvolvido pela Associação Renovar a Mouraria. A Câmara Municipal de Lisboa, através dos pelouros da Cultura e dos Direitos Sociais, é parceira institucional do projeto e adquiriu a obra, que passou a integrar o espólio patrimonial da cidade.
Hoje a partir das 16h, vamos ter uma sessão de leituras de cartas, por Ana Sofia Paiva, na Biblioteca Palácio Galveias.
A Enciclopédia estará disponível nesta biblioteca entre 9 de abril e 30 de maio.
A partir de setembro vai ser possível consultá-la no Museu de Lisboa, no Palácio Pimenta.

Entrada livre.




Ler em todo Lado
Lemos com os ouvidos os barulhos da cidade,
com os olhos a beleza da paisagem,
com o cheiro o doce e o amargo e com o tato descobrimos
cada textura.

Abril é o mês dos Livros e da Leitura. É o mês em que convidamos a LER EM TODO O LADO.
As Bibliotecas de Lisboa (BLX) e a APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros organizam o Ler em todo o lado 2018.
Pelo 8.º ano consecutivo iremos pegar na leitura e levá-la para todo o lado
De 1 a 30 de abril iremos celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de abril).

Programação LER EM TODO O LADO disponível em: www.leremtodolado.pt



INSCRIÇÕES ABERTAS!



Cinema



Biblioteca Orlando Ribeiro_auditório
quarta, 11 abr | às 21h15

American Film Showcase - Dream Girl (2016)
No âmbito da parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, a Junta de Freguesia do Lumiar promove o American Film Showcase.
São 8 meses e 8 filmes que visam promover o cinema não comercial produzido nos Estados Unidos e diversas temáticas, como a sustentabilidade, a ciência e tecnologia, a igualdade e a diversidade e os direitos humanos.

Entrada livre.



Exposições



Biblioteca Orlando Ribeiro
de 14 abr a 6 mai

Mário Viegas "O Sonho ao Poder"
Exposição de homenagem a Mário Viegas.
As diferentes facetas do Homem, do ator e do recitador. Mário Viegas foi mais do que um artista. Foi um exemplo de que os nossos sonhos podem tornar-se realidade. Uma personalidade que marcou os anos setenta, oitenta e noventa em Portugal.
Esta exposição proporciona aos visitantes uma exposição dinâmica e interativa com conteúdos culturais e sociopolíticos sobre a vida e obra do ator.

Entrada livre.





Biblioteca David Mourão-Ferreira
de 14 abr a 23 jun

Exposição «Pássaro que Voa»
Pássaro que Voa é um projecto partilhado por Claudio Hochman, enquanto autor dos 50 relatos sobre imigrantes de vários países e diversas épocas, e Carlota Madeira Lopes, que os ilustrou quando tinha 11 anos.
Tudo começou em 2015 como uma brincadeira, que é como deveriam começar todas as coisas e recentemente esta brincadeira converteu-se num livro editado pela Livros Horizonte, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores.

Entrada livre.





Biblioteca de Marvila
até 30 abr

Exposição «Mini-insetos em ordem»
O que são insetos? Como se identificam? Quais as características das ordens mais importantes? Estas são algumas das várias perguntas a que pode ter resposta quem visitar a mini-exposição “Insetos em Ordem”.
A exposição mantém o carácter dinâmico e interativo a que já nos habitou, construindo no espaço expositivo o mesmo conceito de labirinto e jogo de pistas: os visitantes recebem à entrada um inseto verdadeiro, conservado em resina, e têm que seguir uma chave dicotómica feita de caminhos coloridos até chegarem à identificação da Ordem a que pertence (borboletas, libélulas, besouros, gafanhotos, etc.) e onde podem saber mais sobre as suas características, diversidade, biologia e ecologia.

A produção é do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no âmbito do programa "O Mundo na Escola".

Entrada livre.





Biblioteca Por Timor
até 30 abr

Exposição de fotografia
De Fernanda Castro.

Entrada livre.



Aprendizagem Longo da Vida



Programa para a Inclusão e Literacia Digital 2018

A Câmara Municipal de Lisboa, através do Departamento de Desenvolvimento e Formação, promove, de 19 março a 12 junho, nas instalações da Biblioteca de Marvila, quatro cursos de formação em Competências Digitais, de curta duração, para quem utiliza pouco o computador e a internet.
Curso 3 “Comunicar online com a família e amigos”.
+ INFO


Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



Workshop de Escrita Criativa
por Laura Mateus Fonseca.
Quer melhorar o seu nível de escrita? Sente vontade em desenvolver a sua expressão linguística? Um curso com "técnicas de escrita" para ultrapassar o medo da página em branco.
+ INFO

Entrada paga, mediante inscrição prévia.




Biblioteca Palácio Galveias
quarta, 11 abr | das 14h30 às 17h30

Informática para Todos
Por José Alberto Riço (BLX).
Noções gerais sobre os computadores e sua utilização. Conheça os componentes do computador. Software, Hardware, Sistemas Operativos, criar pastas pessoais, e saber como as organizar. Aprenda a utilizar o Microsoft Word e redija os seus textos com melhor apresentação.

Hoje falamos sobre «Criação de pastas, sub pastas, ficheiros e sua organização».
+ INFO

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



Infantil

Famílias/ Escolas

PARA CRIANÇAS a partir dos de 3 anos

Monstrinha - Festival de Animação para Miúdos e Graúdos

Projeção de uma singular seleção de curtas-metragens de diferentes países do festival Monstra para promover o espírito crítico de toda a comunidade.
+ INFO

Entrada livre.



PARA CRIANÇAS a partir dos 6 anos

Cães&Livros - R.E.A.D. Portugal®

A Cães&Livros - R.E.A.D. Portugal® é a entidade responsável no nosso país pelo programa Reading Education Assistance Dogs (R.E.A.D.®) que visa melhorar as competências de leitura e as capacidades de comunicação das
crianças com recurso a equipas de terapia registadas (técnico de Terapia Assistida por Animais e cão de terapia) que funcionam como mentores durante o processo de leitura.
+ INFO

Entrada paga mediante inscrição prévia.




Biblioteca David Mourão-Ferreira
sábado, 14 abr | às 10h30

PARA FAMÍLIAS com crianças entre os 6 e os 12 anos

Leituras Mágicas_Hora do Conto com Oficina de Manualidades

Este projecto é composto por vários pequenos Por Alzira Correia e Marta Gomes (BLX).
Vem ajudar-nos a procurar a Primavera.

Entrada livre.





Biblioteca de São Lázaro
sábado, 14 abr | 11h

PARA FAMÍLIAS

Hora do Conto & Baú Mágico

Começamos o ano a sonhar com as estrelas e mundos distantes, pois a Astronomia será o fio condutor da meada de estórias a serem contadas e em destaque para os mais novos leitores durante o mês.

Entrada livre.





Biblioteca Orlando Ribeiro_auditório
domingo, 15 abr | às 10h30

PARA CRIANÇAS dos 1 aos 6 anos

Teatro infantil «Os Sete Cabritinhos»

Pelo Palco de Chocolate.
A mãe cabra cuida muito bem dos seus filhos. Não é fácil, eles são sete. Sete perguntas, sete obrigações e muitas brincadeiras. Um dia, a mãe vai ao mercado e diz aos seus filhos para não abrirem porta a ninguém. Ali bem perto, na floresta, vivem lobos! O lobo ouviu tudo o que mãe disse e mal a cabra saiu de casa tentou enganar os cabritinhos. Quase que conseguiu... quase! Ele era um grande trapalhão!

Bilhetes à venda no local no dia do espetáculo.



Literatura



Biblioteca Palácio Galveias
qaurta, 11 abr | às 18h30

Lançamento do livro «Salvação»
de Ana Cristina Silva. Apresentação de Annabela Rita.
A morte da mulher lança um escritor num mar de sofrimento. Para lidar com a dor do luto começa a escrever um romance histórico. Romance intimista e envolvente, Salvação é uma obra intensa sobre a capacidade de voltar a acreditar, sobre a redenção que a escrita permite e sobre o fanatismo das grandes religiões.
Por Parsifal Edições.

Entrada livre.




Escrita em Dia
A partir de janeiro, os nossos escritores preferidos estarão à conversa com os leitores numa das muitas bibliotecas da cidade.
Neste dia recebemos o escritor João Tordo.
+ INFO


Entrada livre.




Biblioteca Camões
sábado, 14 abr | às 17h

Apresentação do livro «O Homem que vivia dentro dos sonhos»
Autora: Natália Constâncio
Apresentação: Ana Rita Laureano
Edições Colibri (2016).

Madrid. Abril de 1616. Enfermo, Miguel de Cervantes Y Saavedra repousa no seu leito de morte, no Convento da Ordem Terceira de São Francisco de Assis. Depois de os frades abandonarem os aposentos, o escritor é visitado por Dom Quixote de la Mancha, a quem há muito esperava. Conversam sobre temas como o amor, os sonhos e os ideais que ambos acalentaram, ao longo da vida. Este romance mescla factos históricos com elementos fictícios.
Tem prefácio do escritor Mário de Carvalho.

Entrada livre.



Música


Escolas 2/3 CEB; grupos organizados de adultos/seniores

CANÇÕES DE ABRIL

pelo Serviço de Fonoteca da BM Orlando Ribeiro.
Zeca Afonso, José Mário Branco e tantos outros músicos marcaram a “banda sonora” dos anos em volta do 25 de Abril de 1974, fazendo da canção um veículo de denúncia, protesto e exaltação dos valores da liberdade.
+ INFO

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.


Outros Eventos


Promover a literacia em saúde: dê-nos a sua opinião!
A literacia em saúde é a capacidade que as pessoas têm de aceder, compreender e utilizar informação para tomar decisões conscientes para melhorar a sua saúde e a saúde da comunidade.
As Bibliotecas de Lisboa, em parceria com o Ministério da Saúde, estão a organizar um conjunto de iniciativas para promover a literacia em saúde, onde os seus utilizadores podem conhecer e testar instrumentos inovadores como o Diário da Minha Saúde, uma coleção de livros digitais sobre saúde e a Biblioteca de Literacia em Saúde.
+ INFO

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.




Biblioteca Orlando Ribeiro_auditório
quinta, 12 abr | às 18h30

CONFERÊNCIA
Arqueologia no Bairro – Forno Romano no Lumiar

O Centro de Arqueologia da Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia do Lumiar promovem uma conferência sobre o trabalho de escavação arqueológica em curso, no Lumiar, no âmbito da descoberta de um forno romano.

Entrada livre.





Biblioteca Camões
sábado, 14 abr | às 15h

Nós do Bairro
O Projeto “Nós do Bairro” promovido pela Biblioteca Camões é um projeto criado para a comunidade, pela comunidade e sobre a comunidade, destinado à população sénior e outros interessados, constituindo um contributo para o estímulo intelectual, cultural e social do grupo participante. Este ano apresentamos a 2.ª edição deste projeto.
Hoje vamos conversar sobre: Fotografia-vida | Luísa Ferreira (Fotógrafa).

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



Hemeroteca Digital




O Assistente ao Emigrante [Lisboa, 1936-1946] em linha na Hemeroteca Digital
Este jornal começou a publicar-se em Lisboa, em 5 de março de 1936, conhecendo 50 edições, até 5 de Setembro de 1946. Surge 2 anos depois da criação do Sindicato (28 de dezembro de 1933), o qual se inscreveu na dinâmica criada pela promulgação do Decreto-Lei n.º 23.050 (de 23 de setembro desse ano), que impunha o modelo de Sindicato Nacional a todas as "associações profissionais de empregados e operários".
+ INFO


Notícias


“Luís Filipe e a farsa da vida”
Foi editado pelo Museu Bordalo Pinheiro no âmbito da exposição com o mesmo nome, realizada entre 2015 e 2016. Trata-se de um percurso pelo trabalho artístico de Luís Filipe (Gonzaga Pinto Rodrigues), jovem talentoso que integrou o “grupo de Coimbra”, dando-se a conhecer publicamente na revista “A Farça”, onde o humor e a arte exprimiam as preocupações sociais e políticas destes jovens promissores.
+ INFO



Sem comentários:

BMEJB | Promoções e horário de verão

A Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento encontra-se já em horário de verão. De 16 de julho a 15 de setembro, o nor...