segunda-feira, 2 de abril de 2018

Na biblioteca acontece... de 03 a 08 de abril de 2018


[inscrições disponíveis]  
Jantar com Livros e Histórias de Pijama 2018  | 06 para 07 abril 2018 | 19h00» 09h00  | Inscrição prévia gratuita
Noite mágica e divertida que permite às crianças e jovens, com idades entre os 08 e os 12 anos, passarem uma noite na biblioteca, por entre livros e estórias animadas.
Este ano, contamos com a presença de Ivo Prata na animação.
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro organiza pelo 11.º ano consecutivo o programa Jantar com Livros e Histórias de Pijama, uma iniciativa que visa assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil (02 abril).

[Entrega de trabalhos até 31 maio] XIX Concurso de Poesia Agostinho Gomes | 21 março» 31 maio 2018
Está a decorrer o período de entrega dos trabalhos candidatos ao XIX Concurso de Poesia Agostinho Gomes.
Este concurso é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e em parceria com a Junta de Freguesia da Vila de Cucujães e o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC), que visa homenagear o poeta cucujanense Agostinho Gomes e, simultaneamente, estimular a escrita de originais de poesia.
Os trabalhos poderão ser entregues até ao dia 31 de maio, na biblioteca municipal, enviados por correio ou por e-mail para o endereço concurso.agostinhogomes@bm-ferreiradecastro.com

[acontece]
Comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor – 23 abril
Mala das Histórias e Marcadores de livros
Durante as comemorações, a biblioteca municipal vai oferecer aos seus/suas leitores/as marcadores de livros alusivos à efeméride e na sua Mala das Histórias vai recolher mensagens em bilhetes de viagens com a indicação dos seus gostos de leitura.

[acontece] Leituras sobre… Autismo: …é parte deste mundo, não um mundo à parte!| abril 2018 | Horário BMFC | Entrada livre
Para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (02 de abril), está patente ao público, no átrio da biblioteca municipal, a exposição do Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre… «Autismo: …é parte deste mundo, não um mundo à parte!».
O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo e o que significa realmente ser diferente é a temática escolhida para esta exposição que pode ser visitada durante do mês de abril e que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre o tema.
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (02 de abril)
O Autismo é um distúrbio neurobiológico complexo que dura tradicionalmente toda a vida. Esta doença apresenta-se como a mais séria e célere incapacidade de desenvolvimento a nível mundial. Acredita-se que 67 milhões de pessoas são afetadas pelo Autismo, tornando-se esta doença mais comum em determinados países do que o cancro, o HIV e a diabetes em conjunto.
Neste dia para a consciencialização do Autismo decorrem iniciativas a nível mundial quem tentam sensibilizar a comunidade para a questão do Autismo. Com este objetivo, costumam-se acender monumentos com luzes azuis pelo mundo inteiro nesta data.

[acontece] Biblioteca do Anis Estrelado e Biblio.Juv - Exposições Documentais Temáticas
abril 2018 | Horário BMFC | Entrada livre
Com o objetivo de divulgar o acervo documental infantojuvenil da biblioteca municipal está patente ao público, na Secção Infantojuvenil, uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família organizados em duas exposições documentais e dedicadas ao Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (2 abril).  
A exposição documental Biblioteca do Anis Estrelado, destinada a crianças até aos 9 anos de idade, famílias e agentes educativos, aborda a temática ‘Ser Diferente: Gosto de ti assim!’ e a exposição Biblio.Juv tem como tema ‘Ser Diferente: Eu ajudo-te com a cadeira de rodas!’ e destina-se a jovens dos 10 aos 17 anos, famílias e agentes educativos.
Estas exposições temáticas visam assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo que se comemora a 02 de abril (mais informações sobre esta efeméride nos textos Leituras sobre…).

[inscrições disponíveis] Visitas a (va)Ler | 3.ª a 6.ª feira | 10h30 às 12h00 | Programa de Visitas
No sentido de dar a conhecer e proporcionar visitas guiadas à biblioteca municipal, a BMFC promove um programa de visitas.
De uma forma lúdica e pedagógica, diferentes públicos, nomeadamente crianças, jovens, adulto/as, seniores e famílias, podem conhecer a biblioteca e usufruir de momentos de pura diversão e de aprendizagem em contexto não formal.


Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante | abril 2018
O serviço de leitura itinerante «Bibliomóvel» continua a percorrer os ‘caminhos’ de Oliveira de Azeméis e a encantar os/as seus/suas leitores/as.
Este serviço totalmente gratuito, faculta o empréstimo de documentos (livros, vídeos, revistas, etc.) aos/às munícipes mais distantes do município de Oliveira de Azeméis.
Desta forma pretende-se combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.

[acontece] Contos com Obra 2018  | 14h00 | Inscrição prévia gratuita
Jardim de infância» 10 e 17 abril 2018 | Escolas EB1 e ATL» 11 e 18 abril 2018
Sessão de leitura seguida de uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra lida, permitindo às crianças trabalharem o conto em grupo e de forma ativa.
Para o mês de abril, a biblioteca propõe o conto «Elmer e Alber», de David McKee, para os jardins-de-infância (3.ª feira) e «O Pavão do Abre-e-Fecha», da autoria de Ana Maria Machado, para as sessões destinadas às EB1 e ATL (4.ª feira).
No âmbito de projeto Bibli(UNESCO), com estas sessões pretende-se que os/as participantes percebam o que significa realmente ser diferente porque quanto conhecermos/percebemos a diferença mais aprendemos a respeitar os outros e as suas diferenças.

Sinopse do conto «Elmer e Alber»: Elmer, o elefante aos quadrados coloridos, regressa para mais uma divertida história. O Elmer gosta muito de pregar partidas - mas o seu primo Alber não lhe fica atrás.
Sinopse do conto «O Pavão do Abre-e-Fecha»: Um pavão pavoneava-se na beira do lago, orgulhoso da sua plumagem. Mas quando olhava para as patas, logo encolhia as penas e, cabisbaixo, escondia-se envergonhado. Achava-as feias e pensava que o resto do mundo achava o mesmo.

Sessões previstas para abril:
Programa Jardim de infância» 10, 17 abril 2018 » Conto: Elmer e Alber | Oficina: produção de autoretrato
Programa Escolas EB1 e ATL» 11, 18 abril 2018 » Conto: O Pavão do Abre-e-Fecha | Oficina: ilustração do Pavão Real

[informações] Bibli(U)NESCO | abril 2018 | Conhecer o Guia sobre o Desenvolvimento Sustentável
Em 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 Objetivos, desdobrados em 169 metas, metas estas que deverão ser alcançadas através de diversas iniciativas de caráter global, regional, nacional e local, colocadas em prática por organizações governamentais e não-governamentais e pelos cidadãos em geral, de modo a alcançar um futuro próspero e sustentável.
Trata-se de uma agenda alargada e ambiciosa, “feita por pessoas para pessoas”, que aborda várias dimensões do desenvolvimento social, económico, ambiental, cultural sustentável e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.
A UNESCO tem tipo um papel mais ativo na concretização destes Objetivos, colocando em prática diversos programas de ação promotores de um desenvolvimento sustentável. Através de múltiplos projetos nas valências da Educação, Ciência, Cultura e Comunicação, a UNESCO contribuiu de forma integrada e interliga os 17 objetivos.
Conheça aqui o guia e os 17 objetivos para transformar o nosso mundo!
Assim, durante o mês de abril, no âmbito do projeto bibli(U)NESCO, a biblioteca municipal vai promover três exposições temáticas e sessões de contos que assinalam o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (02 de abril), a saber:
- Exposição Documental Leituras sobre… “Autismo - …é parte deste mundo, não um mundo à parte!”, destinada ao público em geral;
- Exposição Documental Biblioteca do Anis Estrelado ‘Ser diferente - Gosto de ti assim!‘, destinada a crianças até aos 9 anos de idade, famílias e agentes educativos;
- Exposição Documental Biblio.Juv ‘Ser diferente - Eu ajudo-te com a cadeira de rodas!’, para jovens dos 10 aos 17 anos, famílias e agentes educativos;
- Sessões Contos com Obra «Elmer e Alber» e «O Pavão do Abre-e-Fecha» | Hoje, nos nossos dias, há muitos conflitos causados pelas diferenças físicas, religiosas e sociais, mas o que poucas pessoas sabem é o que realmente significa ser diferente. Aqui, cabe uma observação quanto a nos conhecermos. Quanto mais nos conhecemos mais aprendemos a respeitar os outros e as suas diferenças.

[alteração na data] Programa Fazer saber Saber fazer – Workshop “Na internet… em segurança!”
Data a confirmar 2018 | 14h00» 16h00 | Inscrições prévias gratuitas
Vimos informar que por motivos alheios à biblioteca municipal, a data de formação terá de será adiada. Daremos mais informações oportunamente.
Integrada no programa Fazer saber Saber fazer, a biblioteca vai promover uma ação formativa sobre a segurança na internet.
Através de uma metodologia com uma forte componente prática, o dinamizador Paulo Martins, pretende sensibilizar os/as participantes de eventuais riscos na navegação na internet, capacitando-os de técnicas e estratégias de segurança.
Esta ação, que vai ter lugar na Secção do Fundo infantojuvenil, tem a duração de duas horas e destina-se ao público adulto e sénior.
Paulo Martins é coordenador do Projeto Oficina dos Media/Radio Impacto e professor bibliotecário na Biblioteca Escolar da AEFC.
Mais informações e ficha de inscrição brevemente Ler+»

[reservar em agenda] 12.º Concurso Nacional de Leitura – Final Concelhia - Prova Municipal | 23 abril 2018 | 14h00
Integrado nas comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril), a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro acolhe, no dia 23 de abril, pelas 14h00, as provas municipais da final concelhia da 12.ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Durante o período da manhã realiza-se a prova escrita e no período da tarde, pelas 14h00, vai ter lugar a prova oral com a presença do contador de histórias António Fontinha. 

[reservar em agenda]
Sessão de Contos “E começa assim… com António Fontinha” | 23 abril 2018 | 21h00 | Entrada livre
Integrado nas comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril), António Fontinha apresenta uma sessão com contos tradicionais para todas as idades.


[reservar em agenda]
Programa Famílias – Workshop “Escultura Papier Maché” por Ana Sofia Gonçalves | 28 abril 2018| 15h00 | Inscrição prévia gratuita
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro vai acolher o Workshop ‘Escultura Papier Maché” orientado por Ana Sofia Gonçalves, destinado a famílias com crianças dos 6 aos 13 anos de idade.
Partindo dos animais preferidos de cada criança ou até mesmo dos seus animais de estimação, vamos recriar a sua forma em três dimensões através da técnica de papier machê. Para além disso vamos reinventar a forma do animal, acrescentando-lhe algumas características humanas.

Sem comentários:

Os “Ateliers de Verão” estão de volta à Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova

Agosto promete ser preenchido com um conjunto de atividades lúdico-didáticas bem diferentes e divertidas, tendo em vista a ...