segunda-feira, 2 de abril de 2018

Agenda cultural da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS – Entrada livre

7 a 29 de abril | Corredor do R/C
Exposição coletiva | Manifesto do Anartista
Desde o expressionismo abstracto, passando pelo surrealismo delirante e transgressor, até à pop-art neo-dadaísta conceptual, apresentamo-nos com o intuito de amarrar-te, de provocar-te, de abanar-te, de acordar-te, a ti, espectador passivo. Queremos críticas ferozes, explosivas, cáusticas, destruidoras e venenosas. Para dizer bem da nossa Arte (ou Anarte), temos os amigos e os familiares. Sê um espectador sem “c” e espeta-nos com o fino florete do teu sentido desdém. Critica! Vais afirmar-te?

APRESENTAÇÃO DE LIVROS E AUTORES – Entrada livre

6 de abril I 18h30 | Auditório
Apresentação do livro Rir - O primeiro mandamento da Comédia de Francisco António Almeida. Edição Chiado Editora. Entrada livre.

7 de abril I 11h00 | Auditório
Apresentação livro infantil Pedacinhos de um sonho de Catarina Correia. Edição Artelogy

16 de março I 21h00 |  Auditório
Apresentação livro de poesia Mutabilidade de Fernando Zagal, apresentação a cargo de Isabel Lemos.
Componente musical: Fadistas Lino Arantes e Rita Caldas. Entrada Livre.

PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES

3ª e 5ª feiras – das 9h30 às 12h30 ( NOVO SERVIÇO)
Consultório de Leituras para Si
A Biblioteca disponibiliza gratuitamente a partir de janeiro, um serviço de aconselhamento de leitura individual, levado a cabo pela psicóloga Sandra Rodrigues (BLCS). Serão sugeridas leituras que promovam o autoconhecimento e conduzam a uma reflexão abrangente. Marcação prévia através do email sandra.rodrigues@blcs.pt.

5 de abril | 21h00 | Auditório
Palestra Envelhecer sem ficar velho; Propostas para uma vida feliz
Orador: Prof. Doutor Ricardo Pocinho (Assessor nas questões do envelhecimento na ARS do Centro). Organização:  Conselho Sub-Regional de Braga da Ordem dos Médicos. Entrada livre. 

5 e 19 de abril |  14h30 até às 16h30 
Oficina do Tricô para Jovens e Adultos 
(Continuação) 
Esta atividade realizar-se-á 2 vezes por mês, na primeira e na última quinta feira de cada mês, das 14H30 às 16H30. Cada participante deverá trazer agulhas de tricô e um novelo de lã. Número mínimo 5 participantes / máximo 15 participantes. Dinamização: Lucília Brandão (BLCS). Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.

7 de abril | 15h00 
Oficina de trabalhos manuais - Macramé para todos
Orientadas por Andreia Gyorfi, estas oficinas têm a duração de duas horas cada, com periodicidade bimensal. Nº máximo de inscritos: 15; nº mínimo: cinco. Idade mínima para participar: 12 anos. Inscrições gratuitas – cada participante deverá trazer cordão ou linha grossa (mesma usada para crochê) e palito de madeira (tipo espeto para churrasco. Inscrições através do email marcacoes@blcs.pt  ou telefone 253 205 977.

7 de Abril I 10h00-12h00
A Biblioteca Humana : Uma Viagem Intercultural 
Um Livro humano, uma História, um Ouvinte e a oportunidade de reconstruir as nossas histórias. Participe!
Enquanto estratégia de inovação social, tem como objetivo a promoção da comunicação, o respeito pelos direitos  humanos e o combate ao estereótipo. Os “livros” são pessoas que interagem com os leitores num clima de mútua aprendizagem, contando suas histórias e experiências.  Público Alvo:  Famílias com crianças e Público Geral. Responsáveis:   Esta iniciativa surge de uma parceria entre o Município de Braga e o Instituto de Educação da Universidade do Minho, com a colaboração da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e de Fabíola Lopes Pinto (professora e escritora), com a finalidade de promover a interculturalidade na cidade de Braga através do diálogo e do conhecimento mútuo entre migrantes e autóctones. Inscrições obrigatórias. Mais informações em: marcacoes@blcs.pt.

17 de abril I 21h30 | Auditório 
Encontros de CIDADANIA 
Organização: CIVITAS Braga. Apoio: BLCS e Fundação Castro Alves. Entrada livre.

19 de abril I 21h30
Café com ciência
SCIENTIA.ORG.COM

21 a 28 de abril
Todos Somos Livros, Todos Somos Biblioteca. No âmbito do Dia Mundial do Livro e das Bibliotecas – 23 de abril. Programa detalhado a anunciar.

21 de abril I 9h30-12h30; 14h00-18h00
Oficina - O silêncio, a leitura e a escrita criativa. Alberto Serra. “Escuta a respiração do espaço  a mensagem incessante que é feita de silêncio”- R.M. Rilke. O número máximo de participantes de 25/ 30. Mínimo 10. Custo de inscrição: 15€, pagos no Balcão da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

23 de abril | 10h00 
Assinatura da Adenda do Acordo de Cooperação entre a Rede de Bibliotecas de Braga e o Colégio João Paulo II 
13h30
Provas do Concurso Nacional de Leitura 2018, Fase Regional – 2º Momento. Alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Braga, distribuídos por todos os níveis do Ensino Básico e Secundário. O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral nas crianças e jovens do concelho de Braga.

24 de abril |18h30
Tertúlia Preconceito Linguístico, intolerância e censura. 
Dinamização: José Moreira da Silva – (Professor aposentado da Universidade do Minho, Linguista e Escritor) e Professora Maria Aldina Marques (Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho). Atividade comemorativa dos 44 anos do 25 de Abril.

26 de abril  I 17h30 
Oficina de artesanato, reciclar para usar
A grande emoção das artes manuais Requisitos: cada participante deverá trazer dois tecidos de cor diferente (um para forrar o lado de fora da bolsa e outro de outra cor para forrar a parte de dentro, 50cm cada) e um fecho de 20 cm (cor da sua preferência). Público-alvo: jovens e adultos. Dinamização: Cândida Pedras (BLCS). Inscrição gratuita através do email marcacoes@blcs.pt ou telefone 253 205 977.

26 de abril  |  21h30
Ciclo Conversas do PSI para Si.
Tema da sessão: “Feminismo e feminismos - Quem tem medo dos feminismos?”. Oradores: José Luis Gomes (psicólogo psicoterapeuta)  e Carla Cerqueira (Investigadora em Estudos Feministas dos Média no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e docente universitária).  Entrada livre.

27 de abril | 14h30-16h00
Clube de Leitura : ler para socializar: na BLCS e em entidades parceiras (NOVA ATIVIDADE)
Biblioteca dinamiza o “Clube de leitura: ler para socializar”.
Vamos conversar descontraidamente sobre livros, autores e temas variados da literatura portuguesa e internacional.  No mês de abril o livro em destaque é “Cem Anos de Solidão” de Gabriel Garcia Marquez.  Na última 6ª feira de cada mês, entre as 14h30 e as 16h00 apareça para dar dois dedos de literatura. A participação é gratuita. Manifestações de interesse em participar através do email da dinamizadora Sandra Rodrigues - sandra.rodrigues@blcs.pt A Biblioteca também ajuda a implementar clubes de leitura em entidades que se queiram associar a esta atividade. Contacte-nos.

28 de abril |  9h30-12h30; 14h00-18h00
Ação de formação “Como construir cenários de aprendizagem ativa com recurso às TIC”
Público-alvo: Professores dos grupos disciplinares de Ciências Sociais, Edução Pré-Escolar, Educação Ensino 1º ciclo do Ensino Básico; educadores; alunos universitários; interessados. Requisito:  trazer portátil pessoal. Máximo de 15 pessoas. Sobre a formadora:Sílvia Araújo é Professora Auxiliar no Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação científica centram-se essencialmente na aplicação da linguística de corpus à tradução e na utilização das tecnologias da informação e da comunicação como suporte à aprendizagem de línguas e áreas afins, quer em situações de ensino presencial, quer à distância. Desde 2007, tem vindo a dinamizar vários projetos relacionados com as tecnologias aplicadas às línguas: o Projeto Multilingue de Formação Especializada em Línguas (multi-feel), o Projeto Per-Fide de compilação de um corpus multilingue (co-financiado pela FCT), o Congresso Internacional techLING - Línguas, Linguística e Tecnologia. Desde janeiro 2017, está a coordenar o grupo de investigação em Humanidades Digitais (http://ceh.ilch.uminho.pt/ghd.php) do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM_ILCH). Custo de inscrição: 15€. Pagamento no balcão do Setor Educativo e de Extensão Cultural da BLCS (1º piso).

ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
*Todas as atividades infantis e juvenis estão sujeitas a marcação prévia, até 2 dias úteis de antecedência, pelo telefone 253 205 977 ou por  e-mail marcacoes@blcs.pt. Nº mínimo para realização das atividades: 5 crianças.

Às 4ª feiras –horário por agendamento prévio
Toca as palavras e sente, agita as asas da mente – oficina de leitura e psicologia das emoções (NOVA ATIVIDADE) 
As obras abordadas nestas oficinas provirão das sugestões do Plano Nacional de Leitura 2027.
Oferta às escolas - com marcação prévia. Destinatários – alunos dos 2º e 3º ciclos e Secundário. Duração: 90mim. Responsável: Sandra Rodrigues (Psicóloga / BLCS). Inscrições gratuitas através do email marcacoes@blcs.pt. 

3 de abril I 10h30  e às 15h00 | Auditório
Leitura encenada do livro infantil de O Guirilampo de Sónia Sousa. Entrada livre.

4 de abril I 14h30  
A boneca Brailine ensina-te um novo sistema de escrita e de leitura.
Exercício de escrita do primeiro nome da criança e a palavra braille no sistema BRAILLE. Com o uso da brailine e da máquina braille, a criança exercita a escrita braille escrevendo o seu primeiro nome e/ou os números de 0 até 10. Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos Duração: 40 min. Dinamização: Lucília Brandão (BLCS). Inscrição gratuita*. Esta atividade pode ser levada às escolas, mediante marcação prévia.

5 de abril |  10h00 
Jogos de Motivação Infantil
No contexto das emoções e da inteligência emocional, trabalharemos a motivação como ferramenta essencial ao bem estar físico e psíquico da criança. Nesta oficina, criamos um conjunto de exercícios e jogos que melhoram a habilidade na aprendizagem, na socialização, na superação de obstáculos e nas emoções impeditivas de mudança. Com muita brincadeira, muito afeto e muita criatividade, faremos desta atividade um momento único de partilha.N. mínimo de participantes: 6. N.º máximo de participantes: 16. Idades: 6 aos 12. Responsável pela atividade Animantes. Inscrição gratuita prévia obrigatória com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977.

5 de abril | 10h00 
CinePáscoa
Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos.Marcações de grupos através do email marcacoes@blcs.pt.

5 de abril  I 14h30 | Sala de expressão plástica
Histórias recicladas - “O chico fantástico” de Pedro Seromenho
Apoiados na reciclagem de materiais de desperdício vamos estimular a criação artística e descobrir as histórias que se podem criar ou encontrar por trás desses materiais. Público-alvo: 6 aos 12 anos. Nº mínimo: crianças; máximo 20. Duração: 90 min. Dinamização: Cândida Pedras (BLCS). Inscrição gratuita prévia obrigatória*.  

6 de abril  10h00 | Sala de expressão plástica
Oficina de escrita Pescadores de palavras 
Basta imaginar um peixe para o ver saltar na água. Objetivos: Estim  ular a criatividade, a imaginação e a sensibilidade, usando técnicas de trabalho individual e de  conjunto. Desenvolver habilidades de apropriação do sistema de escrita e utilizar a palavra em contextos diversificados. Produção de pequenos textos de diferentes géneros (poesia, prosa, entre outros). Duração: 60min. Público-alvo: crianças dos 8 aos 12 anos. Responsável pela atividade: Lídia Borges (escritora). Inscrição gratuita prévia obrigatória*.  

6 de abril | 14h30  | Sala de expressão plástica
Os escrevinhadores – “Em abril, com ternura, vem criar laços de leitura”!  – Oficina de escrita + Expressão Plástica. 
A partir da obra “O nó dos livros”, de Margarida Fonseca Santos, vem comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil . Objetivos : Comemorar o Dia do Pai e estimular nas crianças o gosto pela leitura e escrita. Dinamização: Ermelinda Jesus [BLCS]. Público-alvo: crianças entre os 8-12 anos. N.º mínimo de participantes 5; máximo 20. Duração: 80 min. Inscrição gratuita prévia obrigatória*.  

7 de abril | 15h30 | Sala hora do conto
Brincar na filosofia
Histórias, perguntas, jogos e música. Público-alvo: crianças dos 5 aos 10 anos. Duração: 60 min. Dinamizado por Sónia Peixoto (licenciada em Filosofia). Inscrição gratuita prévia obrigatória*.  

9 a 14 de abril
O Ensinamento de Santiago
Instalação e performance interativa em que se conta a história às crianças, uma Cidade das Memórias, um livro digital e um dossier digital para os professores/educadores poderem trabalhar o conceito da Cidade das Memórias e a estimulação da criança, ser natural no contexto formal e não formal. Este projeto será todo adaptado para ser inclusivo e qualquer criança com necessidades especiais possa participar. As marcações serão destinadas a escolas do 1º ciclo, com dois horários possíveis entre as 10h e as 11h30 e entre as 14h e as 15h30. No dia 14 de abril, sábado, entre as 10h e as 11h30, para o público em geral. A participação é gratuita mediante inscrição : marcacoes@blcs.pt. Mais informações no site referente ao projeto http://www.mo-sai-co.pt/blog/2018/01/09/ensinamento-do-santiago/.

14 de abril  | 10h30 | Sala hora do conto 
Ioga com história e dança
Com yoga e entre histórias podemos experimentar algumas posturas de yoga especialmente adaptadas às crianças e viver momentos mágicos ouvindo ao mesmo tempo uma história! Público-alvo: Crianças dos 6 aos 12 anos.Duração: 50 min. N° mínimo 5 crianças, máximo 15. Orientação: Márcia Sobral (Estúdio Criativo – Criactiv). Inscrição gratuita prévia e obrigatória*. 

18 de abril | 14h30 | Sala de expressão plástica
Histórias com boas maneiras
Hora do conto + oficina plástica. Narração de uma história sobre etiqueta e boas maneiras para crianças, seguida da construção de um fantoche, com materiais reutilizados.Público-alvo: 5 aos 12 anos. Dinamização: Cândida Pedras (BLCS). Nº mínimo: crianças; máximo 20. Duração: 1h30.  Inscrição gratuita prévia obrigatória*.

20 de abril | 10h00 | Sala hora do conto 
Sonhar com letras e sons
Objetivo: cantar, aprender e criar; inventar histórias, trabalhar o vocabulário e a dicção. Público-alvo: 3 aos 5 anos. N° mínimo: 10 crianças. Dinamizada por Maestro  Félix Alonso e Ricardo Fernandes. Duração: 50/60min. Participação gratuita e obrigatória*.

21 de abril  | 10h00 | Sala infanto-juvenil
Ciência p’ que te quero!
Tema: Alimentação- da Sustentabilidade a património. Público-alvo: Crianças dos 6 aos 10 anos.  Atividades hands-on. Participação gratuita sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205 977 ou email marcacoes@blcs.pt 

21 de abril  | 16h00 | Sala hora do conto
Leituras em família – Co(n)vida livros.  Academia de Teatro TIN.Bra. 
A Biblioteca convida seus pequenos leitores e pais para juntos saborearem um delicioso momento com os livros. Um espaço onde as histórias sairão do papel e ganharão vida pelos contadores de histórias do Tin.Bra. Um momento para a família. Um convite para todos!  Destinatários: crianças (3 aos 10 anos) e pais/família. Duração: 30/45 minutos (história do mês).  Inscrição gratuita prévia obrigatória*.  

23 de Abril I 10h00 ou 11h00 e 14h00 ou 15h00 
Ciência na Biblioteca : comemoração do Dia mundial da Terra (comemorado a 22 de abril)
Atividades gratuitas e abertas a escolas a realizar na BLCS. Inscrição obrigatória em geral@casacienciabraga.org. Responsável pela atividade: Planetário - Casa da Ciência Braga. Apoio: Município de Braga e BLCS.

26 de abril | 14h30
Histórias de liberdade com palavras de verdade!
Oficina de escrita criativa! Vem descobrir os segredos da caixa das palavras livres e sonhadoras.  Objetivos : Comemorar o 25 de Abril e estimular nas crianças a criatividade e o gosto pela escrita. Dinamização: Ermelinda Jesus [BLCS]. Público-alvo: crianças entre os 6 e os 10 anos. N.º mínimo de participantes 10; máximo 15. Duração: 80 min. Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.

27 de abril   | 10h30 
Fantochar: OVOS DE COELHO? Água pelo artelho.                                                                                                                                            
Aconteceu há muitos, muitos, muitos anos… Vida, Natureza, Homem, Saúde…  são os valores essenciais  deste espaço educativo, formativo e animado. Espaço, onde as histórias se constroem, muito numa interação do animador com as crianças e seus acompanhantes Sementes, Plantas, Flores, Fruto.  Crianças dos 6 aos 12 ano. Nº mínimo 10 crianças. Duração: 60 minutos. Inscrição gratuita prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977; nº mínimo para realização da atividade: 5 crianças. 

28 de abril I 10h00
Oficina de Chocolate + Conto(s) 
Os Pontos de Exclamação em parceria com a Fava do Cacau convidam as crianças a participar numa experiência lúdica e pedagógica com dois momentos:  Oficina de trabalho do chocolate: criar um lápis de chocolate;  A doçura de um conto: saborear com criatividade uma história contada.  A doçura do chocolate e dos contos fundem-se para um momento de aprendizagem e de viagem. Duração: aproximadamente 2 horas. Publico-alvo: crianças 6 e os 10 anos.  Nº mínimo de participantes: 10. Custo por criança: 9 euros. 

28 de abril | 16h00 | Sala hora do conto 
Atividades para pais & bebés (1 aos 3 anos)
“Branca de Neve e os 7 anões” (Irmãos Grimm). Um conto tradicional e sensorial de uma das personagens mais conhecidas do mundo maravilhoso da Disney, cheio de magia, som, aventura e amor paternal. Música alusiva ao tema com instrumentos. Jogos de movimento e sensoriais. Atelier de plástica. Nº máximo de inscrições 15. Público-alvo: pais e crianças do 1 aos 3 anos. Duração: 45 min. Dinamização: Conversas entre Famílias (Ana Sofia Maia).  Inscrição gratuita prévia obrigatória*.  

HORAS DO CONTO PERMANENTES
Inscrições gratuitas obrigatórias pelo email marcacoes@blcs.pt ou telefone 253 205 977.
Todas as  terça-feira | 10h00  
Abre a janela. Vê e ouve. Eu conto… - Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Maria do Céu Nogueira. (Crianças dos 3 aos 13 anos);
Todas as terças-feiras | 14h30 
Contar, recontar e inventar … Histórias da tradição — Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado. (Crianças dos 7 aos 13 anos); Ou Ler, reler e tresler... Miguel Torga . Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado. (Jovens a partir dos 13 anos e adultos)
Todas as  quarta–feira | 10h00 
Cantar histórias  - Atividade de animação do livro e da leitura com acompanhamento de viola, dinamizada por António Castanheira. (Crianças dos 3 aos 13 anos e adultos);   
Todas as  quinta-feira | 10h00 
A magia do «Era uma vez…  - Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Ivone da Paz Soares. (Crianças dos 3 aos 13 anos).   

PÚBLICO SÉNIOR
Primeira terça-feira cada mês | 14h30 
Histórias da tradição, com o contador José Machado. Hora do conto e partilha de memórias e experiências de vida. Duração: 1h00. Para crianças e jovens de 65 anos em diante. Inscrições pelo email marcacoes@blcs.pt .
 
BLCS FORA DE PORTAS (Atividades permanentes)
Uma vez por mês, com data e hora a acordar – Hora do conto infantil e juvenil nas escolas. Preparem-se meninos e meninas que as histórias vão aí! Realização de horas de conto em escolas de zonas geográficas mais periféricas. Organização: BLCS e Voluntários da Leitura. 
Com data e hora a agendar
“As histórias aí vão! Preparem-se meninos e meninas!”
A BLCS leva uma vez por mês leituras animadas a escolas do concelho de Braga (Jardim de Infância e 1º ciclo do ensino básico) com dificuldades de deslocação à biblioteca. BLCS e voluntários da leitura.

Quarta-feira com data e hora a agendar
Oficina Explorando todos os nossos sentidos 
A formadora vai às escolas, sempre que estas o solicitem, e em jeito de aula dinamizada, fornece-se informação, espicaça-se a curiosidade, apela-se à reflexão e ao debate. Destinatários – alunos dos 2º e 3º ciclos e Secundário. Duração: 90mim. Responsável: Sandra Rodrigues (Psicóloga / BLCS). Inscrições gratuitas através do email sandra.rodrigues@blcs.pt.

Quarta-feira com data e hora a agendar
Oficina Toca as palavras e sente, agita as asas da mente – oficina de leitura e psicologia das emoções
As obras abordadas nestas oficinas provirão das sugestões do Plano Nacional de Leitura 2017. Oferta às escolas - com marcação prévia. Destinatários – alunos dos 2º e 3º ciclos e Secundário. Duração: 90mim. Responsável: Sandra Rodrigues (Psicóloga / BLCS). Inscrições gratuitas através do email sandra.rodrigues@blcs.pt.

Quinzenalmente | Hospital de Braga
1 conto e 2 Marias com histórias abensonhadas
De quinze em quinze dias, a BLCS leva à ala de internamento da Pediatria do Hospital de Braga (crianças, jovens e pais) histórias de ler, de ouvir, de contar e recontar, reforçadas pelo jogo lúdico das rimas, do ritmo e das imagens. São histórias onde o sonho e a fantasia dão que pensar e ajudam a curar. BLCS (Celeste Magro e Conceição Marques).  

PROGRAMA DE LITERACIA DIGITAL
[Público adulto] 
Todas as 5ª feiras às | das 14h00 às 15h00 
Consultório Digital do Cidadão. Apoio e orientação na pesquisa e consulta de sites da Administração Pública online, com vista à autonomia do cidadão em vários serviços (exemplos: Ministério da Saúde, da Finanças, Segurança Social, entre outros). Carlos Cordeiro [BLCS].
Obtenção do Diploma de Competências Básicas em TIC – em  data a solicitar - 14h30 - Teste diagnóstico; em  data a solicitar  – Exame de competências básicas em TIC. Org.: BLCS (Thiago Cunha). Inscreva-se pelo telefone 253 205 977 ou por email em marcacoes@blcs.pt. Custo de inscrição: 5 euros. Requisito obrigatório: apresentação do Documento de identificação (Cartão de Cidadão ou BI). Nº máximo de inscrições: 10. Custo de inscrição: 5 euros. Requisitos obrigatórios: Cartão de cidadão ou BI. Inscrição prévia obrigatória com 2 dias úteis de antecedência no balcão do Setor Educativo da BLCS. BLCS e Carlos Cordeiro.
14, 21 e 28 de março |  14h00-16h00 (4ª feiras) |  Sala de Expressões da BLCS
Formação inicial em Informática - Touchscreen: Meio facilitador na formação e inclusão digital de idosos. Sessão 1 – dia  4/04  -  Acesso à internet, pesquisa de informação e conta de correio eletrónico. Sessão 2 – 11/04- Abordagem e interação com as redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram); Ferramentas de Comunicação (Skype, Viber, Facetime, Messenger e Hangout).  Sessão 3 – 18/04– Homebanking, Segurança Social Direta, Site das Finanças e e-fatura, Saúde24 online; Serviços Públicos e Compras Online. Exercícios práticos e dúvidas dos formandos. BLCS – formador Thiago Cunha; Apoio Fundação PT.   

Sem comentários:

BMEJB | Promoções e horário de verão

A Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento encontra-se já em horário de verão. De 16 de julho a 15 de setembro, o nor...