quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Info BLCS - nº12 | Dezembro 2017 - Agenda cultural da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS – Entrada livre

…2 de dezembro | Sala de Exposições
Exposição INCLUIR+
Exposição de azulejos Animais fantásticos da ANACED; Tocar Imagens de Portugal de Andreia Gyorfi; Tricotando Vidas e Lenços dos Namorados da APD
7 a 29 de dezembro | Sala de Exposições
Exposição de Pintura Diário de uma Maçã, de Arnaldo Macedo. Curadoria: Adriana Henriques. Entrada livre.
4 a 16 de dezembro | Corredor central r/c
Exposição de pintura a acrílico Alma Colorida de Anabela Veiga
Anabela Veiga, nascida em Braga em 1968, tendo desde sempre o gosto pela arte em geral. Iniciou a pintura em 1999, mas foi em 2012 que resolveu mostrar a sua arte para o público em geral. Nas suas obras trabalha a conjugação de cores interligadas, com diversas texturas, procurando assim chegar aos sentidos e emoções das pessoas. Cada obra reflete o meu estado de alma.
18 a 29 de dezembro | Corredor central r/c
Exposição de Pintura Óleos e Acrílicos Sobre Tela. Pinturas de Rosa Magalhães “Entre a realidade objetiva e o sonho, onde encontro traços e formas subjetivas, quase perfeitas...” (RM)

APRESENTAÇÃO DE LIVROS E AUTORES – Entrada livre

2 de dezembro  | 17H30
APRESENTAÇÃO DO LIVRO O MEU DIÁRIO de Lurdes Silva, apresentação da obra a cargo de Susana Ferreira (APD). Duração: 45’. Atividade integrada na Semana da Inclusão. Entrada livre.
5 de dezembro | 21h30 | Auditório
Apresentação do livro de fotografia O fumo dos dias de Luís Carvalhido. Prefácio de Frei Bento Domingues. Edição Seda Publicações. Apresentação do autor por Victor Pinho (Município de Barcelos), moderação Armindo Cerqueira. Leitura de poemas e textos por Armindo Cerqueira. Tertúlia sobre o tema “Ser cigano, ser cidadão ou mera tradição?” Com Cristina Palhares (Município de Braga) e demais oradores presentes. Participação musical por alunos do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, sob orientação da Professora Sandra Vieira.
6 de dezembro | 18h30 | Auditório
Apresentação do livro de poesia Elogio do Efémero, com a presença da autora Flor Campino. Modera a conversa José Miguel. Entrada livre.
7 dezembro | 18h30 | Auditório
Apresentação do livro 63 Histórias de Humor e 1 Poema Melancólico De Alphonse Allais. Tradução, introdução e notas de Filipe Guerra. Apresentação a cargo de José Miguel Braga. Entrada livre.
11 de dezembro I 18h30 | Auditório
Apresentação do livro A Arte de Caçar Destinos de Alberto S. Santos. 
Sete inquietantes histórias inspiradas no imaginário da tradição portuguesa. O sete significa a perfeição e a abertura ao desconhecido. Os olhos de Deus e as cabeças do Diabo. É este o místico número de histórias narradas em A Arte de Caçar Destinos, onde vidas normais são perturbadas pelo inexplicável e sobrenatural.  Alberto S. Santos capta neste livro a essência da alma portuguesa que se preserva na tradição oral, nas festas dos ciclos agrários, nas práticas mágico-religiosas, onde o sagrado e o profano se unem para a salvação das almas. Entre de mansinho neste sedutor jogo de sombras, maldições ancestrais, poções mágicas, vidas interrompidas e caçadores de fados, e descubra o seu próprio destino. Nem sempre a vida é o que parece. Nem sempre está completamente nas nossas mãos. 
Organização: Nova Acrópole; apoio BLCS
14 de dezembro | 18h00
Lançamento do livro A Morte da Avó, de Roby Amorim. Edição Guerra & Paz. 
Um bom jornalista é também um bom contador de histórias. E se Roby Amorim contou com mestria as histórias dos outros, também o fez com a que lhe era mais próxima, até hoje inédita.
15 de dezembro | 21h30 | Auditório
Apresentação do Romance Histórico Azul Índigo de Joana Páris Rito. Apresentação a cargo de Maria do Céu Barros e da autora. Entrada livre.
16 dezembro (sábado) | 15h30 | Auditório
Apresentação do livro de contos Paixões Desvairadas de Pinto de Matos. Edição Calígrafo. Apresentação a cargo de Olívia Marques. Entrada livre.
16 de novembro (sábado) | 15h30 | Sala de Fundos Especiais
Livros com RUM. Ciclo A Literatura e os Autores ao Vivo com Paulo M. Morais. Conversa sobre Voltemos à Escola, onde o autor relata o caso único da Escola da Ponte que há 40 anos ensina de forma diferente – uma escola pública portuguesa conhecida
e estudada em todo o mundo. Entrada livre.
21 de dezembro | 10h00 | Auditório
Apresentação e leitura encenada do livro As estrelas de Daniel texto de Eugénio Mendes Pinto e ilustração da Patrícia Alves.
Leitura encenada pelo TIN.Bra. Edição Luz da Razão. Ação integrada no 13º aniversário da BLCS. Marcações para grupos através do email marcacoes@blcs.pt

PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES

… a 9 de dezembro
Concurso literário Conto de Natal BLCS 2017. Tema: Só sou cidadão quando projecto a cidadania no outro. (Álvaro Laborinho Lúcio). Mais informações disponíveis em http://www.blcs.pt. 
2 de dezembro | 10h00-11h00  | Sala de Expressão Plástica
WORKSHOP “MACRAMÉ PARA TODOS” (incluindo pessoas com deficiência) por Andreia Gyorfi (Historiadora e artesã)
Objetivo: aprender a técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta, tecelagem manual. Público-alvo: Todos os interessados. Duração: 60’. Nº máx. de participantes: 15. Inscrição gratuita* através do email semanadainclusao@blcs.pt  
2 de dezembro | 15h30| Auditório
LEITURA BILINGUE E ENCENAÇÃO DO LIVRO “Miguel Sarapintas e o pinto de 3 patas” de José Carlos Pereira., com interpretação em LGP por Susana Branco (Intérprete de LGP da AE D. Maria II) 
Dinamização da história - PIF'H - Produções Ilimitadas Fora d'Horas (Encenação). Temática: Bullying e o Direito à diferença.
Público-alvo: Crianças dos 6 aos 10 anos e adultos. Duração: 60’
2 de dezembro | 18h15 | Sala de Exposições
Atuação do Grupo de Cavaquinhos APD – Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação Distrital de Braga. Público Alvo: Público em geral. Encerramento da Semana da Inclusão.
7 e 21 de dezembro | 15h30 até às 17h30 (2 sessões)
Oficina do Tricô para Jovens e Adultos. Esta atividade realizar-se-á 2 vezes por mês, na primeira e na última quinta feira de cada mês, das 15H30 às 17H30. Cada participante deverá trazer agulhas de tricô e um novelo de lã. No primeiro encontro haverá um diálogo entre todos os participantes para verificar o grau de familiaridade com as práticas do tricô. Número mínimo 5 participantes / máximo 15 participantes. Dinamização: Lucília Brandão (BLCS). Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.
9 de dezembro | 10h00 | Sala de Expressão Plástica
Love Care - Workshop maquilhagem #LOOK FEST. Noites especiais requerem cuidados específicos. Cuidados da pele rosto ; Lifting pestanas ; Pestanas postiças; Máscaras pestanas 3D ; Higienização material e durabilidade e cuidados a ter com maquilhagem. Oportunidade fazer maquilhagem a colega ou outra presente, após sorteio/seleção. Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.
9 dezembro | 15h00 | Auditório
Tardes da Matemática. Tema: Título A Corte nos Trópicos. A corte portuguesa no Rio de Janeiro (1808 - 1821) e suas implicações nas artes e na história de Portugal e Brasil. Orador convidado: Ricardo Bernardes Universidade Nova de Lisboa. Organização: Departamento de Matemática da Universidade do Minho / Sociedade Portuguesa de Matemática. Entrada livre.
11 de dezembro | 15h30
Oficina de Pintura tradicional chinesa (com pincel chinês e tinta da china). A Pintura Tradicional Chinesa tem como principal característica o uso dos traços como forma de expressão. Através desta arte, o pintor consegue transmitir a sua emoção e maneira de pensar.    N.º mínimo participantes: 5.   N.º máximo participantes: 12.  Público-alvo: jovens adultos a partir dos 16 anos. Duração: 1h30.  Inscrição gratuita e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977. Responsável pela atividade: Instituto Confúcio da Universidade do Minho.
16 de dezembro | 14h00 às 18h00 | Sala de vídeo da BLCS
Workshop ComunicArte. Projeto apoiado pelo IdeaLab/TecMinho. Workshop para aprimorar a capacidade de comunicação através de jogos teatrais e técnicas de narração de histórias. Metodologia: O ser contador de histórias, que existe em cada um, será potencializado com exercícios de presença, contato visual, corpo e voz ativos, valorizando-se as características pessoais. Técnicas teatrais e jogos lúdicos serão propostos para ampliar os recursos comunicativos em apresentações para grupos e contatos individuais, no dia a dia. Exercitaremos as possibilidades expressivas em diferentes situações.  Público-alvo: professores, estudantes, líderes, vendedores, comerciantes e interessados em aprimorar suas habilidades comunicacionais. A partir dos 16 anos. Duração: Uma sessão com quatro horas de duração e intervalo de 15 minutos. Número mínimo de participantes: 5 pessoas. Número máximo de participantes: 20 pessoas. Custo de participação: 15 euros por participante. Inscrição: Enviar e-mail para ciarodamoinho@hotmail.com, até 14/12/2017 com nome completo, profissão, idade e comprovativo do pagamento bancário feito ao IBAN PT50 0023 0000 45512713796 94. Responsáveis pela atividade: Cia. Rodamoinho de teatro - www.ciarodamoinho.com.
16 de dezembro | 15h00
Oficina de artes plásticas – Velas decorativas. Vem dar luz à imaginação! Venha recriar a luz do Natal, criando velas decorativas e cintilantes. Objetivos: Comemorar o espírito de Natal e estimular a criatividade. Dinamização: Cândida Pedras [BLCS]. Público-alvo: jovens e adultos em geral. N.º mínimo de participantes 7; máximo 10. Duração: 90 min. Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.
18 dezembro | 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30
Comunicar e auxiliar uma pessoa com deficiência em diferentes contextos. 1 sessão –Objetivo geral: Esclarecer formas facilitadoras de comunicação, mobilidade ou outra ajuda a pessoas com diferentes tipos de deficiência em diversas situações (de convívio, de trabalho, na rua, etc.) Público-alvo: profissionais no atendimento ao público, professores, profissionais da saúde, empregadores e outros interessados no tema da deficiência e da inclusão Duração: seis horas.  Dinamização a cargo de Sandra Estêvão Rodrigues (serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão – BAI – da BLCS). Emissão de certificado de participação.
21 de dezembro | 17h00
13º aniversário da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Programa detalhado a anunciar brevemente. Entrega dos prémios TOP+ leitor e do concurso Conto de Natal. Cantar os parabéns à BLCS.

 ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
*Todas as atividades infantis e juvenis estão sujeitas a marcação prévia, até 2 dias úteis de antecedência, pelo telefone 253 205 977 ou por  e-mail marcacoes@blcs.pt. Nº mínimo para realização das atividades: 5 crianças.

2 dezembro | 10h00-12h00
The Inventors - Pais e filhos: Construção de dois braços biónicos. Público-alvo: crianças dos 7 aos 14 anos. Custo de inscrição: 39€ (inclui os dois braços biónicos). https://theinventors.io/braga20171202/ 
9 de dezembro |  10h00
Ioga com história e danças. Com yoga e entre histórias podemos experimentar algumas posturas de yoga especialmente adaptadas às crianças e viver momentos mágicos ouvindo ao mesmo tempo uma históriam Publico alvo: Crianças dos 5 aos 12 anos. Duração: 50m. N° mínimo:5 crianças máxima, 15. Orientação Márcia Sobral (Estúdio Criativo – Criactiv). Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.
9 de dezembro | 15h00
Workshop  Quem tem medo do Medo?. Objetivos gerais: Neste workshop de inspiração lúdico-pedagógica visamos uma aproximação divertida a toda uma série de medos infantis, reais e imaginários, já que não raro estes se convertem em dificuldades fóbicas, passíveis de poder condicionar um desenvolvimento psicológico ajustado, nas diferentes áreas do seu funcionamento (individual, familiar, escolar, sócio-relacional). Com recurso a módulos psicoeducativos, oficinas de plástica, jogos corporais e dinâmicas de grupo, iremos desconstruir os medos e encontrar o super-herói em cada um/a de nós.    Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos. Duração: 120 min. Nº mínimo: 5; máximo 15 crianças.Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos. Dinamização a cargo de: Carlos Marinho. Inscrição gratuita obrigatória com 2 dias de antecedência para o email marcacoes@blcs.pt ou telefone 253 205977. Dinamização: Psiquilibrios
9 dezembro  | 16h00 
Atividades para pais & bebés (1 aos 3 anos). Ninguém dá prendas ao Pai Natal de Ana Saldanha. Um conto sensorial de Natal com várias personagens dos contos de fada, surpreendente e muito divertido, com objetos e as diferentes sensações da época Natalícia!! Qual será a prenda que o Pai Natal mais desejava?? Surpresa.... Música alusiva ao tema com instrumentos. Jogos de movimento e sensoriais. Atelier de Plástica.  Pretende-se desenvolver a socialização, linguagem, motricidade, concentração, interação pais/bebés e os valores. Público-alvo: pais e crianças do 1 aos 3 anos. Duração: 45 min. Dinamização: Conversas entre Famílias (Ana Sofia Maia). Inscrição gratuita prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977; nº mínimo para realização da atividade: 5 crianças. 
13 de dezembro | 10h00 
Histórias de boas maneiras! Hora do conto + oficina plástica. Narração de uma história sobre etiqueta e boas maneiras para crianças, seguida da construção de um fantoche, com materiais reutilizados. Público-alvo: crianças dos 5 aos 12 anos. Dinamização: Cândida Pedras (BLCS). Nº mínimo: 15; máximo 20. Duração: 1h30. Inscrição gratuita prévia obrigatória com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977.
16 de dezembro  |  10h30-12h00
Oficina de Contos e Estórias Criativas – a escrita e a ilustração de Natal. Workshop de escrita criativa onde os jovens serão desafiados a desconstruir histórias, jogar com personagens, inverter contextos, exercícios com palavras, sons, entre outros. Nesta oficina pretende-se abordar conceitos de escrita e de ilustração, a partir dos quais se dinamizam diversos exercícios. Recurso a jogos de palavras, trechos e frases muito divertidas que farão destas sessões momentos únicos de brincadeira e interação grupal. N.º minimo de famílias participantes: 8. N.º máximo de famílias participantes: 16. Público-alvo: público jovem e adolescente a partir dos 12 anos. Inscrição gratuita prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977. Dinamização: Animantes (Raquel Marinho e Rita Campos).
16 de dezembro |  16h00
Leituras em família – Com vida livros. Com o Grupo de Teatro Infantil TIN.Bra. A Biblioteca convida seus pequenos leitores e pais para juntos saborearem um delicioso momento com os livros. Um espaço onde as histórias sairão do papel e ganharão vida pelos contadores de histórias do Tin.Bra. Um momento para a família. Um convite para todos! Destinátarios: crianças (3 aos 10 anos) e pais/família. Duração: 30/45 minutos (história do mês). Inscrição gratuita prévia obrigatória com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977.
18 de dezembro | 10h00 ou às 14h30
Cine Natal. Assiste a um filme de Natal com os teus amigos. Traz boa disposição e aproveita a descontração com pipocas na mão.
18 de dezembro | 10h00
Oficina Pintura tradicional chinesa (com pincel chinês e tinta da china). A Pintura Tradicional Chinesa tem como principal característica o uso dos traços como forma de expressão. Através desta arte, o pintor consegue transmitir a sua emoção e maneira de pensar. N.º mínimo participantes: 5. N.º máximo participantes: 12. Público-alvo: crianças (a partir dos 10 anos de idade).   Duração: 1h30.    Inscrição gratuita através do email marcacoes@blcs.pt ou telefone 253 205 977.
18 a 21 de dezembro | 16h00-18h00
Oficinas de Teatro Pop Up. As oficinas de teatro pretendem aprofundar a cumplicidade entre o teatro e as outras formas de arte. As práticas de jogos de grupo e a reflexão sobre o espaço e atitudes envolventes, vêm contribuir para uma libertação do corpo e da mente e para o desenvolvimento de competências de organização, disciplina, respeito pelo outro. O teatro é uma linguagem que auxilia o desenvolvimento da Criança sob vários aspetos – motricidade, cognição, sensibilidade, autonomia. Potencia a sua capacidade de imaginar e criar da mesma forma que desenvolve habilidades de leitura, expressão, observação e oralidade. Numa dinâmica pop up e num cenário de pura diversão e criatividade, vem juntar-te a nós e fazer parte desta equipa.  Este mini curso comporta 3 sessões de 2horas, de 18 a 20 de dezembro, e a apresentação de uma dinâmica pop up no dia 21 de dezembro.  Público-alvo: jovem e adolescente a partir dos 12 anos. Dinamização: Animantes (Raquel Marinho e Rita Campos). Custo de inscrição: 25€ por participante. Inscrições até 2 dias úteis de antecedência para o contacto 960466492 (Raquel Marinho). 
19 de dezembro |  10h00
Uma manhã divertida é uma manhã que voa... Sobre o tema Diversidade: somos todos diferentes e ao mesmo tempo iguais vamos encorajar reflexões descontraídas e divertidas a partir de uma série de provocações artístico/literárias. Acerca da importância das práticas de respeito e abertura interpessoal junto das diferentes e tantas gentes com quem convivemos. Crianças dos 8 aos 12 anos. Nº mínimo: 6 e máximo 25.  Dinamizadora Zoraya Marques (Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (Brasil) – UNEB; pós doutoranda na Universidade do Minho). Inscrição gratuita prévia obrigatória com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977.
19 de dezembro | 14h30
Workshop Explorando todos os nossos sentidos. Objetivos: conhecer as dificulda-des e o que conseguem fazer as pessoas cegas; explorar o que podemos fazer com os restantes senti¬dos quando falta o da visão; estimulação sensorial. Público-alvo: crianças dos 6 aos 11 anos. Duração: 60 min. Nº máximo de participantes 10. Dinamização: Sandra Rodrigues (BLCS/BAI). Inscrição gratuita prévia obrigatória com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977.
20 dezembro |  10h00
Cantar histórias… Atividade de animação do livro e da leitura com acompanhamento de viola, dinamizada por António Castanheira. (Crianças dos 6 aos 12 anos e adultos) Duração: 60 minutos. Inscrição gratuita prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977; nº mínimo para realização da atividade: 10 crianças.
20 de dezembro | 14h30
A boneca Brailine ensina-te um novo sistema de escrita e de leitura. Sinopse: Pequena demonstração da boneca de braille às crianças (chamada Brailine), que tem como finalidade ensinar braille às crianças. Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos Duração: 40 min.  Dinamização: Lucília Brandão (BLCS). Inscrição gratuita prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977; nº mínimo para realização da atividade: 10 crianças.
21 dezembro |  10h00
A magia do…Era uma vez... Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Ivone da Paz Soares. (Crianças dos 3 aos 13 anos). Duração: 45 minutos. Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.
21 de dezembro | 11h00 
Com o teu pinheirinho de Natal, vem reciclar num ambiente genial! Hora do conto + oficina plástica. A partir da história Uma aventura de Natal : Pinheirinho, Pinheirinho, cria a tua árvore especial. Dinamização: Cândida Pedras [BLCS]. Público-alvo: crianças entre os 8 e os 12 anos. N.º mínimo de participantes 15; máximo 20. Duração: 90 min. Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.
22 dezembro  |  10h00
Sonhar com letras e sons. Objetivo: cantar, aprender e criar; inventar histórias, trabalhar o vocabulário e a dicção. Público-alvo: 3 aos 5 anos. N° mínimo:10 crianças. Dinamizada por: Maestro  Félix Alonso e Ricardo Fernandes. Duração: 50/60min.  Inscrição gratuita prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977.
22 de dezembro | 11h00  
Saco roubado, Natal atrapalhado! Hora do conto + Oficina de artes plásticas.! A partir do conto O roubo do saco do Pai Natal, vem ser detetive e desvendar o mistério deste roubo! Ajuda o Pai Natal na busca do culpado com a ajuda dos duendes, que criarás com materiais divertidos!  Objetivos : Comemorar o espírito de Natal e estimular nas crianças a criatividade e o gosto pela escrita. Dinamização: Ermelinda Jesus e Cândida Pedras [BLCS]. Público-alvo: crianças entre os 6 e os 10 anos. N.º mínimo de participantes 15; máximo 20. Duração: 60 min. Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977. 
22 de dezembro |  16h00-18h00
Biscoitos com Histórias. No âmbito das oficinas de culinária vamos juntar Pais e Filhos na cozinha e transforma-la num espaço de partilha, cumplicidade e de encontro familiar. Lá estaremos para, todos juntos, confecionarmos deliciosos biscoitos de Natal. No final, nada como ouvir uma história de natal embalados nos sabores dos nossos biscoitos.  Famílias, vamos arregaçar as mangas e…mãos na massa!  N.º mínimo de famílias participantes (criança + 1 adulto): 6. N.º máximo de famílias participantes (criança + 1adulto): 16 . Valor: 12,00€ (1criança+1adulto); Criança ou adulto extra: 2,50€. Dinamização: Animantes (Raquel Marinho e Rita Campos). Inscrições até 2 dias úteis de antecedência para o contacto 960466492 (Raquel Marinho). 
27 dezembro |  10h00
Cantar histórias… Atividade de animação do livro e da leitura com acompanhamento de viola, dinamizada por António Castanheira. (Crianças dos 6 aos 12 anos e adultos) Duração: 60 minutos. Inscrição gratuita prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977; nº mínimo para realização da atividade: 10 crianças.
27 de dezembro | 14h30
Ioga com história e dança. Com yoga e entre histórias podemos experimentar algumas posturas de yoga especialmente adaptadas às crianças e viver momentos mágicos ouvindo ao mesmo tempo uma história! Público-alvo: Crianças dos 6 aos 12 anos.Duração: 50 min. N° mínimo 5 crianças, máximo 15. Orientação: Márcia Sobral (Estúdio Criativo – Criactiv). Inscrição gratuita prévia e obrigatória*.
28  dezembro  | 10h00
A magia do…Era uma vez... Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Ivone da Paz Soares. (Crianças dos 3 aos 13 anos). Duração: 45 minutos. Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.
28 de dezembro | 14h30 
Oficina de escrita criativa – Plim, plão, o Natal vem na caixa de papelão! A partir de jogos com objetos variados tirados à sorte de dentro de uma caixa (misteriosa…), tu poderás construir uma história de Natal espontânea para partilhar. Objetivos : Comemorar o espírito de Natal e estimular nas crianças a criatividade e o gosto pela escrita. Dinamização: Ermelinda Jesus [BLCS]. Público-alvo: crianças entre os 8 e os 12 anos. N.º mínimo de participantes 10; máximo 15. Duração: 80 min. Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.
28 de dezembro | 15h30 
Brincar na filosofia (primeiro sábado de cada mês). Histórias, perguntas, jogos e música. Público-alvo: crianças dos 5 aos 10 anos. Duração: 60 min. Dinamizado por Sónia Peixoto (licenciada em Filosofia). Inscrição gratuita prévia obrigatória*.
29 dezembro |  10h30
Fantochar - E SE EU FOSSE O PAI NATAL? Espaço onde as histórias se constroem, numa interação do animador com as crianças e seus acompanhantes e… também com os seus fantoches:  Crianças dos 6 aos 12 anos
Nº mínimo 10 crianças. Duração: 60 minutos. Inscrição gratuita prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977; nº mínimo para realização da atividade: 5 crianças

HORAS DO CONTO PERMANENTES

Todas as  terça-feira | 10h00  
Abre a janela. Vê e ouve. Eu conto… - Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Maria do Céu Nogueira. (Crianças dos 3 aos 13 anos);
Todas as terças-feiras | 14h30 
Contar, recontar e inventar … Histórias da tradição — Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado. (Crianças dos 7 aos 13 anos); Ou Ler, reler e tresler... Miguel Torga . Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado. (Jovens a partir dos 13 anos e adultos)
Todas as  quarta–feira | 10h00 
Cantar histórias  - Atividade de animação do livro e da leitura com acompanhamento de viola, dinamizada por António Castanheira. (Crianças dos 3 aos 13 anos e adultos);   
Todas as  quinta-feira | 10h00 
A magia do «Era uma vez…  - Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Ivone da Paz Soares. (Crianças dos 3 aos 13 anos).  
 
BLCS FORA DE PORTAS (Atividades permanentes)
Uma vez por mês, com data e hora a acordar – Hora do conto infantil e juvenil nas escolas. Preparem-se meninos e meninas que as histórias vão aí! Realização de horas de conto em escolas de zonas geográficas mais periféricas. Organização: BLCS e Voluntários da Leitura. 

Quinzenalmente | Hospital de Braga
1 conto e 2 Marias com histórias abensonhadas. De quinze em quinze dias, a BLCS leva à ala de internamento da Pediatria do Hospital de Braga (crianças, jovens e pais) histórias de ler, de ouvir, de contar e recontar, reforçadas pelo jogo lúdico das rimas, do ritmo e das imagens. São histórias onde o sonho e a fantasia dão que pensar e ajudam a curar.  
PROGRAMA DE LITERACIA DIGITAL
[Público adulto] 
Todas as 5ª feiras às | das 14h00 às 15h00 
Consultório Digital do Cidadão. Apoio e orientação na pesquisa e consulta de sites da Administração Pública online, com vista à autonomia do cidadão em vários serviços (exemplos: Ministério da Saúde, da Finanças, Segurança Social, entre outros). Carlos Cordeiro [BLCS].

14, 21 e 28 de dezembro 14h00-16h00 (4ª feiras), das 14h00-16h00 |  Sala de Expressões da BLCS
Formação inicial em Informática - Touchscreen: Meio facilitador na formação e inclusão digital de idosos. Sessão 1 – dia 06/07  -  Acesso à internet, pesquisa de informação e conta de correio eletrónico. Sessão 2 – 13/07- Abordagem e interação com as redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram); Ferramentas de Comunicação (Skype, Viber, Facetime, Messenger e Hangout).  Sessão 3 – 20/07 – Homebanking, Segurança Social Direta, Site das Finanças e e-fatura, Saúde24 online; Serviços Públicos e Compras Online. Exercícios práticos e dúvidas dos formandos. BLCS – formador Thiago Cunha; Apoio Fundação PT.   

Sem comentários:

BMEJB | Promoções e horário de verão

A Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento encontra-se já em horário de verão. De 16 de julho a 15 de setembro, o nor...