terça-feira, 21 de novembro de 2017

Biblioteca Municipal de Ourique integra rede mundial das Nações Unidas

A Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, em Ourique, acaba de receber o Certificado de Adesão à rede nacional e internacional de Bibliotecas Associadas da UNESCO, com o projeto: “Biblioteca fora de portas: uma Biblioteca para todos”.

A Biblioteca Fora de Portas é um projeto criado com o objetivo de chegar mais próximo de todos aqueles que não podem ou não tem oportunidade de se deslocar às instalações da Biblioteca Municipal. Trata-se de um serviço de promoção do livro e da leitura em meio rural que uma vez por mês leva a cada uma das freguesias do concelho uma seleção de livros para empréstimo domiciliário; para além do serviço de empréstimo este projeto reveste-se de uma componente de mediação leitora junto da população sénior dos lares e centros das respetivas freguesias.

A Biblioteca Municipal de Ourique é a quinta biblioteca do distrito do Baixo Alentejo a fazer parte desta organização das Nações Unidas, que conta com mais de 500 bibliotecas associadas em todo o Mundo.

Criada a 16 de novembro de 1945, a UNESCO, agência especializada do sistema da Nações Unidas para as áreas da educação, ciência, cultura e comunicação, é uma organização intergovernamental de que Portugal faz parte desde 11 de março de 1965.

Entre as principais redes da organização encontram-se a de Escolas Associadas da UNESCO, a de Centros e Clubes UNESCO, a de Bibliotecas Associadas da UNESCO e, ainda, a de Cátedras UNESCO.

A Biblioteca Associada deverá estar bem integrada na comunidade local, constituindo-se como mediadores de informação junto das populações que servem.

A Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO (Rede UNAL – UNESCO AssociatedLibraries) tem como objetivo principal a promoção da leitura e do livro como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do saber, do entendimento e da cooperação internacional.

O Município de Ourique passa a fazer parte de uma rede mundial que procura estimular também a parceria e a troca de experiências com as congéneres da Rede Nacional, assim como com as de outros Estados-Membros e, ainda, com elementos das outras redes coordenadas pela CNU, nomeadamente com as Redes de Centros e Clubes e de Escolas Associadas da UNESCO, através da realização de workshops e/ou oficinas, ou ainda outras ações que tenham como pano de fundo as diversas áreas da UNESCO.

O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural. 

Sem comentários:

BMEJB | Promoções e horário de verão

A Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento encontra-se já em horário de verão. De 16 de julho a 15 de setembro, o nor...