quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Acontece na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva - 24 a 28 de outubro 2017

24 de outubro | 21h30 | Auditório
Entrada livre
Encontro de Cidadania
Tema
"Literacia mediática, ferramenta para os cidadãos do séc. XXI", com Manuel Pinto (professor universitário do Instituto de Ciências Sociais  da Universidade do Minho)
Longe vão os tempos do "ler, escrever e contar". Ser cidadão crítico e interventivo na sociedade atual supõe a capacidade de responder a desafios novos. Com a proliferação de imagens, como prescindir de competências de leitura dessas imagens? Com tanta informação acessível, como avaliar aquela que é relevante e distinguir a que não é fiável? No universo da internet, quais são os direitos e deveres de cada um? Tendo a possibilidade de publicar as nossas ideias e as nossas imagens, como ter em conta os direitos de terceiros? Eis algumas das perguntas sobre as quais se procura refletir nesta sessão. Naturalmente que as tecnologias e as redes digitais estarão presentes, mas não como se fossem o centro da vida pessoal e coletiva. Sendo elas andaimes para construir a casa, não podem ser tomadas como se fossem elas a própria casa.
Organização: Civitas Braga
Parceiros: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Fundação Castro Alves

26 de outubro | 21h30
Conversas do PSI para SI
Tema:
“Caminhamos para uma sociedade do cansaço? Para quê tanta pressa?” (sessão remarcada de setembro para outubro). 
Oradores: José Luis Gomes (psicólogo e psicoterapeuta) e Joaquim Costa (professor universitário do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho). 
Entrada livre

28 outubro | 15h30
Conversa em torno do livro infantil
“Miguel Sarapintas e o pinto de 3 patas” de José Carlos Pereira (texto)  e Catarina França (ilustrações). Edição Althum. 
Conto infantil que aborda a temática do bullying.
Apresenta o autor Maria Emília Martins (artista e professora na APPACDM de Braga; apresenta a obra Filomena Carvalho (docente do 1º ciclo do Ensino Básico).

28 outubro | 15h30 | Auditório
Apresentação do Livro “Um Outro Olhar Pela Escrita” de Álvaro Oliveira Edição de autor. Coleção Arco da Palavra. Apresenta  Gracinda Castanheira. 
Entrada Livre

Atividades infantis permanentes

25 outubro | 14h30
Histórias recicladas
Apoiados na reciclagem de materiais de desperdício vamos estimular a criação artística e descobrir as histórias que se podem criar ou encontrar por trás desses materiais. Público-alvo: 6 aos 12 anos. Nº mínimo: crianças; máximo 20. Duração: 90 min. Dinamização: Cândida Pedras (BLCS). Inscrição gratuita prévia obrigatória com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977.

27 outubro | 10h30
Fantochar QUE TAL UM PASSEIO PELA FLORESTA? 
Espaço onde as histórias se constroem, numa interação do animador com as crianças e seus acompanhantes e… também com os fantoches: sementes, plantas, flores e frutos. Público-alvo: crianças dos 6 aos 12 anos. Nº mínimo 10 crianças; máximo 25. Duração: 60 minutos. Inscrição gratuita prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email marcacoes@blcs.pt ou por telefone 253 205 977

27 de outubro | 14h30
Oficina de escrita criativa 
Na caixa de papelão há segredos à mão! A partir de jogos com objetos variados tirados à sorte de dentro de uma caixa (misteriosa…) constrói uma lagarta de histórias. Objetivos : Estimular nas crianças a criatividade e o gosto pela escrita. Público-alvo: crianças entre os 8 e os 12 anos. N.º mínimo de participantes 10; máximo 20. Duração: 80 min. Dinamização: Ermelinda Jesus [BLCS]. Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.


28 outubro  | 16h00
Atividades para pais & bebés (1 aos 3 anos) 
História “Corre, Corre Cabacinha” de Alice Vieira. 
Um conto sensorial muito engraçado de uma avozinha, cheio de sensações e emoções à volta do Outono. Música alusiva ao tema com instrumentos. Jogos de movimento e sensoriais. Atelier de plástica. Público-alvo: pais e crianças do 1 aos 3 anos. Duração: 45 min. Nº máximo de inscrições :12. Dinamização: Conversas entre Famílias (Ana Sofia Maia). Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.

Sem comentários:

Tertúlia literária Eugénio de Andrade

No próximo domingo, dia 10 de Junho, a Biblioteca Municipal  Manuel de Boaventura, Esposende,  promove a tertúlia literária Eugénio de Andr...