sábado, 23 de setembro de 2017

Na biblioteca acontece... de 25 a 30 setembro 2017 | Biblioteca Municipal Ferreira de Castro

Programa de Formação “Saber fazer Fazer saber” - Iniciação à Informática | 10, 13, 17, 20, 24, 27 outubro 2017 | 10h15» 12h15 | Inscrições prévias gratuitas 
Integrada no programa de formações “Saber fazer Fazer saber” 2017, durante o mês de outubro, a biblioteca promove a ação de formação «Iniciação à Informática». 
Ministrada pelo formador Rui Soares, esta ação de formação tem a duração de 12 horas e realiza-se às terças e sextas-feiras, entre as 10h15 e as 12h15, na biblioteca municipal.
Esta ação, que visa a promoção de atividades educacionais e de convívio destinadas a reformados/as num contexto de formação ao longo da vida, pretende proporcionar às pessoas reformadas alfabetizadas residentes no concelho de Oliveira de Azeméis a oportunidade de obter conhecimentos básicos ao nível da informática na ótica do utilizador.
Destinatários/as: Reformados/as alfabetizados/as residentes no concelho de Oliveira de Azeméis.
Datas da Formação: 10, 13, 17, 20, 24, 27 outubro 2017.

[destaques] Um escritor apresenta-se… Júlio Oliveira - «Um balão ao vento, nada e pequenas coisas» | 22 setembro 2017 | 21h00 | Entrada livre
Sob a temática “Um escritor apresenta-se…” na qual se pretende dar a conhecer escritores/as, as suas obras e a evolução das suas escritas, o escritor Júlio Oliveira apresenta o seu livro «Um balão ao vento, nada e pequenas coisas», uma publicação da Chiado Editora.
Sinopse do livro: A nossa função aqui parece ser a de dar ao Universo a oportunidade de olhar para si próprio, de forma a permitir que ele exista como algo coerente e não só como um imenso jogo de probabilidades caóticas, onde tudo pode acontecer. Cumpramos este desiderato, interroguemo-nos, questionemo-nos, ponhamos tudo em causa, com respeito pela pluralidade e diferença de opiniões, desde as coisas mais simples às mais complexas, sem medo dos sorrisos velados ou sarcasmos mordazes de quem fala do alto de cátedras às vezes duvidosas. Estaremos a cumprir o nosso destino. Ah! E não se esqueça de usar essa arma fantástica que lhe foi dada: a imaginação.

Exposições Leituras sobre… Leituras sobre… Alzheimer: …! | setembro 2017 | Horário da BMFC | Entrada livre
Para assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer (21 de setembro), está patente ao público, no átrio da biblioteca municipal, a exposição do Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre… «Alzheimer: …!». 
O Alzheimer, cujo nome deriva do médico alemão que em 1907 descreveu a doença - Alois Alzheimer, é o tema desta exposição que pode ser visitada durante do mês de setembro e que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre esta enfermidade.                      
Estima-se que existam cerca de 60 mil pessoas com doença de Alzheimer em Portugal. No mundo serão 35,6 milhões de pessoas com Alzheimer, com o número a duplicar até 2030. 
A Alzheimer é uma patologia do cérebro de causa desconhecida, com agravamento progressivo, lento e irreversível, que afeta principalmente as funções intelectuais: a compreensão, a orientação, a atenção, o pensamento, a memória. É a forma mais comum de demência, surgindo principalmente a partir dos 65 anos, sendo que ataca metade da população a partir dos 85 anos.

Biblioteca do Anis Estrelado e Biblio.Juv - Exposições Documentais | setembro 2017 | Horário da BMFC | Entrada livre
Está patente ao público, na Secção Infantojuvenil, uma seleção de documentos para empréstimo e leitura em família.
A exposição documental referente à Biblioteca do Anis Estrelado aborda a temática ‘Sonhos e medos: Está um monstro no meu quarto’ e a exposição Biblio.Juv tem como tema ‘Regresso às aulas: A escola espera por ti!’.

Visitas a (va)Ler | 3.ª a 6.ª feira | 10h30 às 12h00
Em setembro recomeçam a visitas a (va)Ler, trata-se de um programa pedagógico que permite visitas guiadas aos espaços e serviços da biblioteca municipal, sendo que as ações desenvolvidas adequam-se às necessidades específicas de cada grupo. 
O programa de visitas oferece à comunidade dois temas de visitas guiadas: a biblioteca e o livro. 
O Núcleo de Visitas também presta apoio técnico e informativo a instituições diversas para a concretização de projetos, desde que enquadrados no seu âmbito científico, disponibilizando para esse fim os seus recursos. 
Conheça aqui o programa de visitas.


Sem comentários:

Os “Ateliers de Verão” estão de volta à Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova

Agosto promete ser preenchido com um conjunto de atividades lúdico-didáticas bem diferentes e divertidas, tendo em vista a ...