terça-feira, 1 de novembro de 2016

Info BLCS - nº 11 | novembro 2016 - Agenda cultural da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS – Entrada livre

3 a 19 de novembro|  Sala de Exposições
Exposição sobre Manuel Rodríguez López. Emigrante galego. Poeta obreiro. Org. Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho – Instituto de Letras e Ciências Humanas, Junta da Galiza, Galiza Digital, BLCS.
Abertura da exposição dia 3 de novembro, pelas 18h30. Entrada livre.

14 a 30 de novembro | corredor do r/c
Mulheres Activistas. A história de 37 mulheres que lutaram pelo que acreditavam para fazer justiça neste mundo. Exposição de fotografias referente ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, 25 de novembro. Org. Núcleo de Braga da Amnistia Internacional. Entrada livre. 

14 a 30 de novembro | corredor do r/c
Exposição  Em cada rosto igualdade. Org. Elisabete Mendes.

25 de novembro a 3 de dezembro | Sala de Exposições
Exposição Tricotando vidas; Lenços dos namorados; Exposição de trabalhos etnográficos de António Capela (artesão de madeira). Org Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação Distrital de Braga.  Exposição integrada na Semana da Inclusão 2016.

5 a 30 de novembro | vários espaços da Biblioteca 
BIBLIOTECA TRICOTADA. Esta exposição resultou da iniciativa da Biblioteca Municipal de Vale de Cambra de intervir junto da comunidade local com um conjunto de iniciativas ligadas ao tricot/crochet, envolvendo o maior número possível de pessoas de diferentes áreas e idades e bibliotecas municipais do país. Org. Biblioteca Municipal de Vale de Cambra. Entrada livre.

APRESENTAÇÃO DE LIVROS E AUTORES – Entrada livre

5 novembro I 15h30 | Auditório 
Apresentação do livro de poesia Preciso de poesia, de Teresa Teixeira. Apresentação a cargo de Conceição Lima. Participação musical de Luís Capela, Paula Marques e Joaquim Carvalho. Entrada livre.

9 de novembro | 18h30 | Auditório
Apresentação do livro A Rainha Santa, de Isabel Machado.  Edição Esfera dos livros. Entrada livre.

18 de novembro | 21h30 | Auditório
Um escritor entre nós - Apresentação do livro  O Evangelho segundo Lázaro de Richard Zimler, editado pela Porto Editora. Entrada livre.

19 de novembro | 15h30| Auditório
Apresentação do livro  O violador do Mississippi de José Barros. Edições Vieira da Silva. Dramatização de dois excertos da obra. Apresentação a cargo do professor e encenador José Miguel Braga. Entrada livre.

19 de novembro | 16h00 | Sala da Hora do Conto
Apresentação do livro infantil  O Fulatriste faz as pazes com a Laura, de Marta Falcão. Edição Chiado Editora. Sessão lúdica, usando a mascote [da obra] e uma caixa para explicar a importância da expressão emocional. Entrada livre.

24 de novembro | 18h30  | Auditório
Apresentação do livro  Era uma vez um homem, de João Nuno de Azambuja. Apresentação a cargo de António Ferreira (Rádio Universitária do Minho – Livros com RUM). Entrada livre.

PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES

1 de novembro a 9 de dezembro
Concurso literário Conto de Natal BLCS 2016.  Tema:  “O que somos, o que não somos e o que podemos ser nas nossas diferenças. Mais informações disponíveis em http://www.blcs.pt.

5 de novembro | 10h30| Auditório da Biblioteca
Conferência  A Actualidade do Conceito de Pseudodemência proferida pelo Prof. Dr. António Pacheco Palha (psiquiatra e professor jubilado). Org. Conselho Distrital de Braga da Ordem dos Médicos. Entrada livre.

8 de novembro | 14h30| Auditório da Biblioteca
Seminário Voluntariado da Leitura: um projeto para todos! Oradores convidados: Lídia Dias - Vereadora da Educação e Cultura do Município de Braga; O voluntariado da leitura e as bibliotecas escolares -  Helena Araújo - Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares;  O projeto Voluntários da Leitura - Isabel Alçada - Consultora para a Educação do Presidente da República e promotora da iniciativa Voluntários da Leitura; A importância da mediação leitora na promoção da leitura - Fernando Azevedo;  Testemunho(s) de voluntário(s) da leitura do concelho de Braga. Entrada livre. Org. Rede de Bibliotecas de Braga e Município de Braga.

11 de novembro | 21h30
Ciclo de história local - À descoberta de Braga -  Dr. Manuel Monteiro: um bracarense ímpar. Orador: Henrique Barreto Nunes. Org. Pelouro da Educação e Cultura do Município de Braga. Entrada livre.

22 de novembro | 21h00 
Conferência A urgência da Sociologia. Participantes: Luís Manuel de Jesus Cunha (Diretor e Professor Auxiliar no Departamento de Sociologia, do ICS – UM) – Moderador; João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes (Professor Catedrático; Preside ao Departamento de Sociologia, da Faculdade de Letras, da Universidade do Porto e Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia) – pela Associação Portuguesa de Sociologia;  Ana Paula Pereira Marques (Professora Associada com Agregação no Departamento de Sociologia, do ICS – UM) – como Diretora do Curso de Doutoramento em Sociologia; Ana Maria Simões de Azevedo Brandão (Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia, do ICS – UM) – como Diretora do CICS – UMinho - unidade de I&D. Org. Organização: Departamento de Sociologia da UMinho.

De 25 de novembro a 3 de dezembro  
Semana A Inclusão e os seus desafios: caminhos. Várias atividades apelam à inclusão social de pessoas com deficiência. Parceiros locais associados:  ACAPO Braga, APD – Associação Portuguesa de Deficientes Braga, Associação Pais em Rede,  CERCI Braga, Escola de Referência de Alunos Cegos da EB 2,3 Frei Caetano Brandão, Escola de Referência para Surdos Mudos da Escola D. Maria II.

26 de novembro | 16h00| auditório
Tardes da Matemática. Título: Uma imagem vale mais do que mil palavras! Oradora: Joana Torres - Universidade do Minho. Org. Sociedade Portuguesa de Matemática e o Departamento de Matemática da UMinho. Entrada livre.

29 de novembro| 21h30| auditório
Ciclo das Utopias. Org. CIVITAS Braga. Apoio BLCS e Fundação Castro Alves.

ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
*Todas as atividades infantis e juvenis estão sujeitas a marcação prévia, até 2 dias úteis de antecedência, pelo telefone 253 205 977 ou por  e-mail marcacoes@blcs.pt. Nº mínimo para realização das atividades: 5 crianças.

5 de novembro  | 15h30
Olá… Shubert : uma viagem pelas histórias da música. Hoje podes vir fazer uma viagem pela história da música e visitar este grande compositor Shubert. Não percas esta oportunidade: mais que uma viagem será uma grande aventura. Crianças dos 6 aos 10 anos Duração: 40 minutos. Dinamização: Joana Teixeira (Música100idade). Inscrição gratuita*.

8 de novembro  | 10h00 
Eu e o Meu Enfermeiro: bons sonhos: promoção da higiene do sono. Projeto de Promoção da Literacia em Saúde tem como objetivos promover a literacia em Saúde junto da população escolar do 1º ciclo. Parceria entre a BLCS a ACES Braga e a UCC Assucena Lopes Teixeira sendo responsáveis pelo projetos Ana Figueiredo, Celina Machado, Leonel Lusquinhos, Leonel Fernandes, Maria Céu Talaia e Sandra Duarte. Público alvo: Crianças dos 6 aos 11 anos. Inscrição gratuita*. 

10 novembro I 10h00
Em comemoração do dia de S. Martinho. Leituras encenadas com o grupo de teatro Malad’Arte. Inscrição gratuita*.

11  novembro I 10h00
Oficina de escrita Pescadores de palavras. Basta imaginar um peixe para o ver saltar na água. Objetivos: Estimular a criatividade, a imaginação e a sensibilidade, usando técnicas de trabalho individual e de  conjunto. Desenvolver habilidades de apropriação do sistema de escrita e utilizar a palavra em contextos diversificados. Produção de pequenos textos de diferentes géneros (poesia, prosa, entre outros). Duração: 60min. Público-alvo: crianças dos 8 aos 12 anos. Responsável pela atividade: Olívia Marques (escritora). Inscrição gratuita *.

12 de novembro | 10h00
Oficinas de iniciação ao jazz e improvisação. Objetivo: promover aos alunos um contato com o jazz e a improvisação num contexto prático e para todos. Público-alvo: crianças e jovens dos 8 aos 15 anos. Duração: 2h. Dinamização a cargo da Escola de Jazz de Braga.  Inscrição gratuita*.

12 de novembro | 15h30
Brincar na filosofia - Dia Mundial da Filosofia. Histórias, perguntas, jogos e música. Dinamizado por Sónia Peixoto (licenciada em Filosofia). Inscrição gratuita*.

16 de novembro | 14h30
Histórias com boas maneiras. Hora do conto + oficina plástica. Narração de uma história sobre etiqueta e boas maneiras para crianças, seguida da construção de um fantoche, com materiais reutilizados. Dinamização: Cândida Pedras (BLCS). Público-alvo: 5 aos 12 anos. Nº mínimo: crianças; máximo 20. Duração: 1h30. Participação gratuita*. 

18 de novembro | 10h00
Sonhar com letras e sons. Objetivo: cantar, aprender e criar; inventar histórias, trabalhar o vocabulário e a dicção. Público-alvo: 3 aos 5 anos. N° mínimo:10 crianças. Dinamizada por: Maestro  Félix Alonso e Ricardo Fernandes. Duração: 50/60min. Participação gratuita*.

18 novembro | 14h30 
Os escrevinhadores – Versos tortos no Dia dos Direitos…da Criança – Oficina de escrita. Objetivos : Comemorar o Dia Internacional dos Direitos da Criança e estimular nas crianças o gosto pela escrita. Dinamização: Ermelinda Jesus [BLCS]. Público-alvo: crianças entre os 8 e os 12 anos. N.º mínimo de participantes 10; máximo 20. Duração: 60 min. Inscrição gratuita*.

19 de novembro | 10h30 
Ioga com história. Vem ouvir as aventuras da Lagartinha que tinha um sonho e experimentar todas as posturas de yoga associadas aos animais das histórias, numa sessão de leitura muito original!
Publico alvo: Crianças dos 4 aos 8 ano. Duração: 50m. N° mínimo:5 crianças máxima, 15. Orientação Márcia Sobral (Estúdio Criativo – Criactiv). Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.

24 novembro | 10h00
O Imaginário de Miró. Conhecer a história de Miró e conhecer as suas obras, explorando cores, formas e todo   seu mundo imaginário. Jogos e animações em PWP servirão de mote para recriar algumas das obras mais emblemáticas. Crianças do Pré-escolar ou 1º ciclo
Duração: 1h. Dinamização: Conversas entre Famílias (Ana Sofia Maia e Susana Pires). Inscrição gratuita*.

25 de novembro | 10h30
Fantochar - UM MAGUSTO “MUITO FIXE“ , homem, saúde e vida são os valores abordados nas histórias do fantochar. CRIANÇAS e EDUCADORES juntem-se ao trio ARCO-ÍRIS (PALHAÇO), à Joana e ao KIKO (fantoches) e puxem pelo fio da meada de histórias, onde a música, a dança e os jogos também farão parte. Dinamizador: José Duarte (Arco-Íris), voluntário. Formação académica na área: Licenciatura em Educação (UM, Braga); Animador Sócio-Cultural / Técnico psicossocial (Porto). Público-alvo: 6 aos 13 anos. Duração: 1h. Nº mínimo 10 crianças. Duração: 60 minutos. Inscrição gratuita.*

26 de novembro I 10h00
Ciência Acontece: O mundo é dos pequenos! A Experiment@Ciência (da Escola de Ciências da Universidade do Minho – ECUM) em parceria com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva leva a cabo a iniciativa Num minilaboratório “instalado” na BLCS, os participantes poderão levar a cabo experiências simples que lhes permitirão compreender que é possível encontrar ciência em tudo o que nos rodeia. Crianças dos 11 aos 12 anos. Inscrição gratuita*.

26 de novembro | 16h00 
Atividades para pais & bebés (1 aos 3 anos). Sentindo Vivaldi. Canções exploradas com instrumentos musicais, objetos simbólicos e mímica; exploração de objetos sensoriais; jogos de movimento. Pretende-se desenvolver a socialização, linguagem, motricidade, concentração e interação pais/bebés. Público-alvo: pais e crianças do 1 aos 3 anos. Duração: 45 min. Dinamização: Conversas entre Famílias (Ana Sofia Maia e Susana Pires). Inscrição gratuita.*

28 novembro  | 10h00
Hora do conto Histórias sem eira nem beira. Com Paula Oliveira, autora da obra e voluntária da leitura da BLCS. Inscrição gratuita*.

29 de novembro | 10h00
Atividade Como nasceu Portugal? Fantoches darão vida a três importantes personalidades da história de Portugal:  D. Henrique, D. Teresa e D. Afonso Henriques. Org. Bruna Cunha (voluntária BLCS). Para crianças dos 6 aos 10 anos. Duração: 40 min. Inscrição gratuita*.

29 novembro I 14h30 
 Oficina de escrita criativa – Na caixa de papelão há segredos à mão! A partir de jogos com objetos variados tirados à sorte de dentro de uma caixa (misteriosa…), tu poderás construir uma história espontânea para partilhar. Objetivos : Estimular nas crianças a criatividade e o gosto pela escrita. Dinamização: Ermelinda Jesus [BLCS]. Público-alvo: crianças entre os 8 e os 12 anos. N.º mínimo de participantes 10; máximo 15. Duração: 80 min. Inscrição gratuita*.

30 novembro | 14h30
Histórias recicladas. Construção de um fantoche a partir de materiais reciclados. Criação de uma história com a personagem criada. Dinamização: Cândida Pedras (BLCS). Público-alvo: 6 aos 12 anos. Nº mínimo: crianças; máximo 20. Duração: 1h30m. Inscrição gratuita.*

HORAS DO CONTO PERMANENTES
Todas as  terça-feira | 10h00  
Abre a janela. Vê e ouve. Eu conto… - Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por Maria do Céu Nogueira. (Crianças dos 3 aos 13 anos);
Todas as terças-feiras | 14h30 
Contar, recontar e inventar … Histórias da tradição — Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado. (Crianças dos 7 aos 13 anos); Ou Ler, reler e tresler... Miguel Torga . Atividade de animação do livro e da leitura dinamizada por José Machado. (Jovens a partir dos 13 anos e adultos)
Todas as  quarta–feira | 10h00 
Cantar histórias  - Atividade de animação do livro e da leitura com acompanhamento de viola, dinamizada por António Castanheira. (Crianças dos 3 aos 13 anos e adultos);   

PÚBLICO SÉNIOR
Projeto Leituras com vida dão alma às freguesias de Braga: biblioterapia para idosos. Em junho: Biblioterapia a rimar, para os Santos festejar. Uma vez por mês, animação lúdica nas juntas de freguesia aderentes a este projeto. Parceiros: BLCS, Município de Braga e Juntas de Freguesia aderentes. 
Primeira terça-feira cada mês | 14h30 
Histórias da tradição, com o contador José Machado. Hora do conto e partilha de memórias e experiências de vida. Duração: 1h00. Para crianças e jovens de 65 anos em diante.
Às quartas-feiras | 14h30 
Histórias contadas pela tradição, com o contador Emílio Gomes [Voluntário da Leitura BLCS]. Duração: 01h00. Para pessoas de 65 anos em diante.

BLCS FORA DE PORTAS (Atividades permanentes)
Uma vez por mês, com data e hora a acordar – Hora do conto infantil e juvenil nas escolas. Preparem-se meninos e meninas que as histórias vão aí! Realização de horas de conto em escolas de zonas geográficas mais periféricas. Organização: BLCS e Voluntários da Leitura. 
Quinzenalmente | Hospital de Braga
1 conto e 2 Marias com histórias abensonhadas. De quinze em quinze dias, a BLCS leva à ala de internamento da Pediatria do Hospital de Braga (crianças, jovens e pais) histórias de ler, de ouvir, de contar e recontar, reforçadas pelo jogo lúdico das rimas, do ritmo e das imagens. São histórias onde o sonho e a fantasia dão que pensar e ajudam a curar.
Todas as Quartas-feira | 14h30 
Ler+ dá Vida, com Emílio Gomes (voluntário da Leitura) . Hora do conto e partilha de memórias e experiências de vida. Duração: 1h00
Última quinta-feira de cada mês | Leituras no Estabelecimento Prisional Regional de Braga. Uma vez por mês, José Machado (Voluntário da leitura da BLCS) leva ao estabelecimento prisional Histórias da tradição.

PROGRAMA DE LITERACIA DIGITAL
[Público adulto] 
Todas as 5ª feiras às | das 14h00 às 15h00 
Consultório Digital do Cidadão. Apoio e orientação na pesquisa e consulta de sites da Administração Pública online, com vista à autonomia do cidadão em vários serviços (exemplos: Ministério da Saúde, da Finanças, Segurança Social, entre outros). Carlos Cordeiro [BLCS].

9, 16 e 23 de novembro I 14h00-16h00 | Sala de Expressões da BLCS
Curso breve de ferramentas informáticas - Touchscreen: Meio facilitador na formação e inclusão digital de idosos. Sessão 1 – dia 09/11  -  Acesso à internet, pesquisa de informação e conta de correio eletrónico. Sessão 2 – 16/11 - Abordagem e interação com as redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram); Ferramentas de Comunicação (Skype, Viber, Facetime, Messenger e Hangout).  Sessão 3 – 23/11 – Homebanking, Segurança Social Direta, Site das Finanças e e-fatura, Saúde24 online; Serviços Públicos e Compras Online. Exercícios práticos e dúvidas dos formandos. BLCS – formador Thiago Cunha; Apoio Fundação PT. 

Sem comentários:

BMEJB | Promoções e horário de verão

A Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento encontra-se já em horário de verão. De 16 de julho a 15 de setembro, o nor...