domingo, 16 de outubro de 2016

Nas BLX Acontece... 17 a 23 out 2016

DESTAQUES




AVISO: Encerramento das instalações da Livraria Municipal

A partir de 13 de outubro de 2016, a Livraria Municipal encerra as suas instalações na Av. da República, nº 21, estando prevista a reabertura de um novo ponto de venda na Biblioteca Palácio Galveias, após a conclusão das obras de reabilitação em curso, no 1º semestre de 2017.

No entanto, e de acordo com as novas tendências do mercado livreiro, poderá continuar ,desde já, a consultar e a adquirir livros na loja online da Livraria Municipal.

Visite-nos em: www.cm-lisboa.pt/livraria-municipal


INSCRIÇÕES ABERTAS!



Aprendizagem Longo da Vida



Biblioteca dos Coruchéus
quarta, 19 out | das 16H00 às 18H00

Pensar o impensável - a sabedoria dos contos budistas
por Maria Luísa Abreu (professora de filosofia; formadora na area da filosofia para crianças e adultos).
Partindo da narração e da análise de contos budistas, propõe-se reflectir sobre os mesmos através do diálogo conjunto, na procura de novos esquemas de compreensão da realidade e auto-conhecimento.

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia numa das BLX.




Português para Estrangeiros_ aprendizagem não-formal
De forma descontraída e apostando na prática da conversação, pretende-se dotar o público adulto estrangeiro, através de formação não formal, de conhecimentos básicos a nível vocabular e gramatical, que lhes permitam a inserção social, económica e profissional.
+ INFO

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia.



Iniciação à multimédia
Nestes dias, vamos explorar diferentes softwares.
Hoje falamos sobre INKSCAPE (desenho vectorial)
+ INFO

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia numa das BLX.



Atividade para futuras e recentes mães e pais

Vai nascer… já nasceu! E agora, o que é que eu faço?

Pretende disponibilizar esclarecimentos e ferramentas que ajudem a lidar, de forma mais consciente e tranquila, com o processo de pré e pós parto, esclarecendo, também, os direitos da mulher na gravidez e no parto.
Neste dia apresentamos: «Conversas sobre Parentalidade» pelas Enfermeiras Ana Pereira Vitorino e Alexandra Balsas – Santa Casa da Misericórdia
+ INFO

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia numa das BLX.


Infantil

Famílias/ Escolas


Biblioteca Camões
sábado, 22 out | 11H00

PARA CRIANÇAS dos 6 aos 10 anos, acompanhadas de um adulto.

Fiadeiras de Histórias e Oficina de expressão plástica «Perfeito para dois» de Tracey Corderoy; il. Rosalind Beardshaw.

Com base nas obras dos autores, aventura-se nos ateliers de expressão plástica.
O Cão acredita que tem tudo aquilo que precisa dentro da sua grande mala azul. É perfeita para todos os pequenos tesouros que ele coleciona e o Cão está certo de que não precisa de mais nada para ser feliz. Mas é então que conhece o Rato e a vida dele muda completamente…

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia numa das BLX.




À descoberta das emoções
por Andreia Madeira e Rita Vilhena.
Quando descubro o que sinto… acontecem coisas maravilhosas e surpreendentes!
Proposta de viagem pelo mundo das emoções. Espaço de descoberta e partilha onde cada criança tem a oportunidade de se conhecer melhor, explorando as emoções e aprendendo a expressá-las.
+ INFO

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia numa das BLX.


PARA CRIANÇAS dos 8 aos 12 anos

Reiki para crianças

Oficina por Bárbara Pinheiro| Mão Coração

O Reiki ajuda as crianças a superarem os seus desafios e a crescerem de forma saudável para viverem com tranquilidade, bem-estar físico e emocional...
Explora as capacidades físicas, intelectuais, comunicativas, espirituais e culturais, através dos sentidos e das emoções, respeitando a diferença.
+ INFO

Informações / Inscrições / Pagamentos: baduartepinheiro@hotmail.com



Biblioteca Orlando Ribeiro
sábado, 22 out | 16H00

PARA FAMÍLIAS com crianças dos 6 aos 10 anos

Fiadeiras de histórias e oficina «Sem Bonecos?»

AVISO!
Esta história é completamente RIDÍCULA!
Talvez seja melhor não aparecer. É que só se vão dizer coisas tontas e vai haver gargalhada até cair para o lado. Não digam que não vos avisámos!
A partir de "O Livro Sem Bonecos" de B. J. Novak.

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia numa das BLX.



Música


PARA alunos do 2º e 3º CEB e ensino secundário, grupos organizados de adultos e seniores

A música portuguesa em vésperas do terramoto de 1755

O forte abalo que atingiu Lisboa, com as consequências trágicas que conhecemos, deixou também a sua marca na história da música.
Através de uma apresentação com imagens, música e a participação musical ativa do público, abordamos os aspetos mais importantes da vida musical do séc. XVIII, as ações de promoção cultural de D. João V e D. José I, os principais compositores e a breve existência da Casa de Ópera do Tejo, totalmente destruída pelo terramoto.
+ INFO

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia numa das BLX.


Outros Eventos



Biblioteca Camões
sábado, 22 out | das 16H00 às 18H00

Tertúlia «Um livro, uma revista, uma canção contra a Guerra Colonial» (5ª sessão)
pelo autor e coordenador Daniel Melo (Historiador, investigador no CHAM da FCSH, Universidade Nova de Lisboa)
Convidado:
Victor Mesquita (autor de banda-desenhada, ilustrador e pintor, criador da revista de BD Visão e da narrativa gráfica
sobre a guerra colonial "Matei-o a 24"; ex-professor de artes visuais, resistente antifascista e defensor do pacifismo e da não-violência)
Livro a comentar: História da minha vida, de Mahatma Gandhi (v. or. em português das Edições Atlante, 1943), Jornal The Rand Daily Mail, periódico anti-apartheid (Joannesburgo, 1902), Canção «Menina dos olhos tristes» (interpretada e musicada por José Afonso; texto de Reinaldo Ferreira, c.1962/3; canção do álbum homónimo de 1969)

Entrada livre.



Hemeroteca Digital




ALICE VIEIRA NAS PÁGINAS DA HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA
«A Escritária», iniciativa da Câmara Municipal de Penafiel e do Grupo de Comunicação Novembro, pôde contar com a colaboração da Hemeroteca Municipal de Lisboa na elaboração da exposição OLHAR ALICE VIEIRA, inaugurada no dia 7 de outubro nas instalações do Museu Municipal de Penafiel, de onde também resultou o dossiê digital que aqui se apresenta. Tanto na exposição como no dossiê o objetivo é promover e fazer circular os materiais de uma coleção de publicações periódicas com Depósito Legal atribuído desde 1931 bem como a aclamação da mediática escritora como alguém que teve nos jornais o seu primeiro palco de escrita, desde o primeiro conto, publicado no suplemento juvenil do Diário de Lisboa, à coordenação de secções, às colaborações diárias, semanais ou mensais, nos vários títulos por onde passou.
+ INFO





“Casos em que o jornalismo foi notícia”
Organizado por Manuel Pinto e Helena Sousa procura esmiuçar diversos casos que colocaram o “jornalismo” como protagonista de notícias: casos de ampliação e reconstrução marcante em que a cobertura mediática passa a fazer parte da memória e do imaginário do acontecimento; escândalos ligados às (más) práticas jornalísticas que chegam a colocar em causa o próprio jornalismo, e ainda, casos, que embora externos ao jornalismo, têm repercussões (por vezes transformações profundas) no mesmo.




Sem comentários:

Tertúlia literária Eugénio de Andrade

No próximo domingo, dia 10 de Junho, a Biblioteca Municipal  Manuel de Boaventura, Esposende,  promove a tertúlia literária Eugénio de Andr...