terça-feira, 25 de outubro de 2016

Fenomenologia do Sonho na PráticaFilosófica / Sábados em Família

27_outubro – 5ª feira 18h00
Fenomenologia do Sonho na Prática Filosófica palestra por Maria João Neves
Este seminário aborda, de uma forma totalmente inovadora e, inclusivamente, oposta às abordagens psicanalíticas que se interessam sobretudo pelo conteúdo dos sonhos, a Fenomenologia do Sonho tendo em conta a forma do sonho ¬e a sua relação com a perceção do tempo.
Inspirada pela filosofia de María Zambrano (1904-1991) esta investigação sobre o sonho decorre há vários anos tendo envolvido alunos de Psicologia Clínica, investigadores do Laboratório de Estudo do Sono, Cronobiologia e Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Serviço de Neurologia do Hospital Distrital de Faro.
Esta conferência pretende mostrar alguns exemplos da análise fenomenológica de sonhos, tal como são aplicados no seu Consultório Filosófico.
Maria João Neves é Investigadora da Universidade Nova de Lisboa, doutorou-se em 2002 (UNL-FCSH) com uma tese sobre o pensamento de María Zambrano. Contribui regularmente para revistas científicas e publicou um livro sobre a sua metodologia: Método RVP – Prática Filosófica no Quotidiano, Lisboa: Instituto Piaget, 2009.
Maria João Neves tem um Consultório Filosófico em Tavira (Algarve, Portugal), desde 2006, onde realiza análise fenomenológica de sonhos.

________________________________________
29_outubro – Sábado 16h00
Sábados em Família 
Música com a Filarmónica
Entrada Livre
Numa parceria com a Associação Filarmónica de Faro, a Biblioteca apresenta mais um Sábado dedicado à música e às Famílias
NÃO FALTE!!!

Associação Filarmónica de Faro-  Fundada em Junho de 1982, funciona atualmente na sua nova sede no Solar do Capitão Mor e conta com uma média de 50 alunos onde são lecionadas as disciplinas individuais de: Iniciação Musical; Sopros Madeiras, Sopros Metais, Guitarra Elétrica, Baixo Elétrico, Bateria, Percussão e Piano, assim como as disciplinas Coletivas de Combos e Classes de quartetos e quintetos. Apostando na renovação dos seus métodos pedagógicos, tornou-se pioneira no ensino da música numa forma dinâmica, jovem, moderna e ao alcance de todos, dos 6 aos 66 anos!
Conta com quase 400 Associados e tem pautado a sua existência zelando pela continuidade da sua Banda Filarmónica que atualmente é composta por 25 Músicos, na sua maioria provenientes da sua escola de música, tanto alunos como professores, numa pluralidade cultural que envolve diferentes nacionalidades e sob a direção de Carlos Santos desde 2011.

Maestro da Banda Filarmónica de Faro - Carlos Santos, Natural de Faro iniciou os seus estudos musicais da Escola de Música da Associação Filarmónica de Faro, completando os seus estudos no Conservatório Regional do Algarve.
Multi-instrumentista e participante em inúmeros projetos musicais de variados estilos musicais (Clássico, Rock e Jazz, dando maior foco à música improvisada), frequentou workshops de Jazz com Professores como Zé Eduardo e David Gausden.
Frequentou o Curso de Regentes do INATEL em 2000 com a finalidade de renovar a Banda Filarmónica de Faro muito dependente na altura de músicos de outras Filarmónicas, processo que delegou em 2005 a outros maestros, retoma novamente em 2011 com a resiliência e vontade de dar continuidade ao projeto inicial e prover à cidade de Faro a sua Banda Filarmónica.


Sem comentários:

BMEJB | Promoções e horário de verão

A Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento encontra-se já em horário de verão. De 16 de julho a 15 de setembro, o nor...