segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Programação cultural | Dezembro de 2014 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga)

PROGRAMA DE FÉRIAS DE NATAL
O programa de férias de Natal oferecido pela Biblioteca pretende proporcionar um tempo diferente, de escolha, de maior liberdade. Destina-se a crianças e jovens dos 3 aos 12 anos de idade e procura estimular a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contato com os livros, a leitura,  as artes. As oficinas têm um caráter lúdico e pretendem proporcionar a experimentação e a vivência em família, num universo de afetos.
Escrever em conjunto uma carta ao Pai Natal é só um exemplo de uma atividade que reforça laços entre pais e filhos ao mesmo tempo que desenvolve competências, neste caso a da escrita (sabia que a podem enviar mesmo para a ‘Lapónia’? E o ‘Pai Natal’ responde!)  
Poderá consultar os eventos culturais disponíveis em novembro no site http://www.blcs.pt

"Escrevo só o que não consigo não escrever" JMM
Escritor português, José Manuel Mendes nasceu em Luanda. Elegeu a cidade de Braga para viver. Desde a adolescência que se destacou como um lutador contra o poder ditatorial instituído pelo Estado Novo, no seio dos movimentos estudantis, associativos e políticos. Fez o ensino superior em Coimbra, licenciando-se em Direito. Não exercendo a advocacia, dedicou-se à docência, leccionando no ensino secundário entre 1968 e 1980. Finda esta experiência pedagógico/didática, foi eleito deputado à Assembleia da República, onde, durante 11 anos (1980-1991), sempre soube ser um parlamentar convicto na defesa dos ideais democráticos. Retomando o ensino, é docente no Curso de Comunicação Social da Universidade do Minho. É presidente da Associação Portuguesa de Escritores.
Escritor prestigiado no meio intelectual, publicou desde a poesia ao ensaio, tendo publicado o seu primeiro livro de poesia aos 15 anos.  O reconhecimento da sua vasta obra saltou as fronteiras do nosso país e muitos dos seus livros foram traduzidos em várias línguas e incluídos em antologias de literatura portuguesa, publicadas na Bulgária, República Checa, Alemanha e Bélgica. É o caso de Presságios do Sul , obra premiada com o Grande Prémio ITF de Literatura, edição bilingue, publicada na Bélgica.


 EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS – Entrada livre
…até 9 de dezembro | Sala de exposições 
Exposição De que é feita a Ciência - Semana da Ciência e Tecnologia Organização: STOL - Science Through Our Lives."De que é feita a Ciência" corresponde a um conjunto de doze imagens, cada uma  construída a partir de um objeto usado em laboratório. As imagens representam um grupo de palavras que expressa conceitos e valores idealmente associados à relação entre Ciência e cientista.
Entrada livre.

10 a 31 de dezembro | Sala de Exposições 
Exposição Não esqueceremos – Primeira Grande Guerra. Trabalhos de alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches. Inauguração 10/12, às 15h30, com visita guiada, momento musical e projeção de um documentário sobre os Direitos Humanos, seguido de debate. Organização: AEFS, CIVITAS Braga e BLCS.

15 a 31 de dezembro | Corredor central do r/c 
Exposição CriArte. O Projeto CriArte tem o propósito de responder às exigências financeiras que a vida académica impõe aos estudantes do ensino superior, através da promoção e valorização financeira das diferentes expressões artísticas produzidas por estes estudantes. Não obstante, o CriArte procura também facilitar o acesso de estudantes / jovens artistas a um público mais vasto promovendo a sua profissionalização. Organização: Pastoral universitária de Braga  

APRESENTAÇÃO DE LIVROS E AUTORES – Entrada livre
5 de dezembro | 18h30 
Apresentação do livro De mim para mim, de Carolina Tendon. ‘Este livro foi escrito pela Carolina. Os textos e as frases foram compilados por mim com a ajuda da família e amigos. Mais do que uma vontade da Carolina passou a ser uma vontade minha… nossa. Eu sabia que este livro iria existir. Só nunca pensei que fosse tão cedo. – O namorado Pedro Pinto’ (do site www.carolinatendon.pt). Carolina Tendon era finalista do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Évora. Era também conhecida no mundo da dança, tendo vários vídeos em seu nome. Na noite de 9 para 10 de fevereiro deste ano adormeceu e não mais acordou, vítima de uma inesperada embolia pulmonar bilateral, com apenas 22 anos.

9 de dezembro | 18h30 
Apresentação da obra Formas de silêncio em ‘Combateremos a sombra’ de Lídia Jorge, da autora Conceição Brandão. Apresentação a cargo do Professor Doutor Cândido de Oliveira Martins (Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa). 

11 de dezembro | 10h00  
Apresentação do livro e Hora do conto O Natal caiu das nuvens. Com texto de Maria Teresa Lobato e ilustrações de Tânia Bailão Lopes. Editora Sirius. Público-alvo: crianças dos 5 aos 10 anos. Inscrições prévias com dois dias de antecedência no Sector Educativo da Biblioteca, através de e-mail marcações@blcs.pt ou telefone 253 205977.

13 de dezembro | 15h30 
Apresentação do livro infantil O mistério dos sonhos roubados, de Lídia Borges (pseud.); ilustração Manuela Rocha; apresentação: Gracinda Castanheira. Edição Poética edições. Entrada livre.

15 de dezembro | 18h30 
Apresentação do livro Se a enfermagem falasse…, de Rodrigo Cardoso. Apresentação a cargo do jornalista Miguel Midões. Entrada livre

16 de dezembro | 21h30 
Apresentação do livro de poesia Elogias | Elegias, de Cláudio Lima. Edição Labirinto. Organização: BLCS e Editora Labirinto. Entrada livre.

18 de dezembro | 17h30 
Lançamento do livro 43 anos a construir a igualdade entre mulheres e homens. Edição CGTP-IN. Org. União dos Sindicatos do Distrito de Braga. Entrada livre

19 de dezembro | 18h30 
Apresentação do livro Danças africanas e Interculturalidade em Portugal, de Maria Teresa Fabião da Silva Pinto. Entrada livre.

19 de dezembro | 21h30 
Apresentação do livro Os implicados, de José Manuel Mendes. Edição Associação dos jornalistas e homens de letras do Porto.
 
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
Até 9 de dezembro 2014 
Concurso literário Um conto de Natal. Tem como objetivo específico estimular a escrita e a produção literária em língua portuguesa. A modalidade a concurso é o conto. O tema desta edição deverá versar o Natal, o poder da palavra e da leitura na construção da cidadania. Consulta do regulamento no site http://www.blcs.pt

________________________________________
Dezembro  
Desafios radicais – passatempo – exercite o seu raciocínio. Passatempo no qual todos os interessados podem pôr à prova o seu raciocínio. 
Saiba mais em http://www.blcs.pt . Organização: BLCS e Departamento de Matemática e Aplicações da Universidade do Minho (DMA).
3 de dezembro
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 
14h00 - Visita guiada ao Setor do BAI – Biblioteca no Apoio à Inclusão.
14h30 -  Hora do conto baseada nas histórias da coleção Meninos Especiais, editados pelo Movimento Pais em Rede.

10 de dezembro | |
15h00 | Sala de Exposições - Inauguração da Exposição de trabalhos de alunos do AE Dr. Francisco Sanches, intitulada Não Esqueceremos - Primeira Grande Guerra.
Visita guiada e intervenções de alunos e de dois ex-militares convidados.
Momento musical apresentado por alunos do AE, sob a orientação dos Professores Ondina Cunha e Eduardo Bueso.
Projeção de um filme/documentário sobre Direitos Humanos, seguido de Debate.
21h30 - Debate sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e os Direitos Humanos no mundo atual.
Participação de Rosa Cabecinhas, docente do ICS, da Universidade do Minho e de representantes das instituições organizadoras.
23h00 - Momento de Jazz Erudito, pelo compositor e músico António Brandão e Mário Afonso.
Organização: CIVITAS Braga, Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches e BLCS.
Entrada livre.

11 de dezembro | 21h30 | | Auditório
Debate em torno do livro Um mundo que faz falta fazer, de Frei Bento Domingues, O.P. 
Oradores: Frei Bento Domingues, O.P., José Manuel Mendes, Agostinho Domingues. 
Entrada livre

12 de dezembro | 21h30 | Auditório
Novas conversas do PSI para SI, com José Luís Gomes (psicólogo e psicoterapeuta). Tema: Multiculturalismo humano num mundo de globalização (desafios, oportunidades, como vencer?). Destinatários: público em geral. Entrada livre

17 de dezembro| 21h30 | Auditório
Debate: Cidadão rima com participação? Debate sobre processos participativos na cidade e na região. Organização: Projeto COMPOLIS: Comunicação e Envolvimento Político com Questões Ambientais, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.

19 de dezembro | 14h00-17h00 
Oficina de Leitura  Semear Hábitos de Leitura em Família. Objetivos: 1.Definir o conceito de leitura; 2.Modificar/Implementar práticas diárias de leitura de no seio familiar; 3. Promover o gosto pela leitura; 4. Incentivar pais e crianças para a leitura; 5. Favorecer a escolhas dos livros; 6. Discutir a importância da leitura; 7. Saber tornar os momentos de leitura entre pais e filhos divertidos e enriquecidos; 8. Identificar a importância de frequentar bibliotecas e livrarias; 9.Instigar a criança para opinar e trocar pontos de vista;  10. Saber apresentar a leitura com entoação, pausas, emoção e encantamento. Público-alvo: jovens e adultos. Dinamização: Ana Oliveira [Voluntária da Leitura pelo Município de Braga]. Atividade gratuita sujeita a marcação prévia, com 2 dias úteis de antecedência, pelo telefone 253 205 977 ou por  e-mail marcacoes@blcs.pt. Nº mínimo para realização das atividades: 5 participantes]

20 de dezembro | 10h00 
Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias. Dinamização: grupo O contador de histórias. Público-alvo: pais. Inscrição gratuita através de e-mail marcacoes@blcs.pt ou 253 205977.

21 de dezembro (domingo) - 10º aniversário da BLCS - Entrada livre
15h30 – Cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do concurso Conto de Natal BLCS 2013, Leitura dos contos vencedores e reconhecimento público aos TOP+ Leitores 2014.
16h15 | Auditório – Espetáculo “Eu e a Lua”, pelo Grupo de Teatro TIN.Bra. Duração: 50min.
Parabéns à  Biblioteca com bolo de aniversário. 

ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Mochilas de leitura em família I Hora da leitura em casa 
Mensalmente, leve o seu Kit de leitura: Kit bebé, Kit criança e Kit jovem. Requisitos prévios: ser leitor inscrito na biblioteca e responsabilizar-se pelo empréstimo e sua exploração. Uma vez por mês, seja o dinamizador chefe da leitura na sua casa. Organização: BLCS.

[NOVO] Com gestos aprendo I 3ª e 5ª feiras I horário a definir
Programa continuado de desenvolvimento de competências leitoras. Objetivo geral: promover o desenvolvimento da criança na aprendizagem inicial da leitura, competências de linguagem oral, de processamento fonológico e de desenvolvimento da escrita. Método de aprendizagem a utilizar: associação de cada letra a um gesto, a partir de uma história. Responsável pelo programa de leitura: Maria Eulália Fernandes - Voluntária da leitura e Professora do 1º ciclo (aposentada). Inscrições gratuitas obrigatórias através do Setor Educativo da Biblioteca, por email marcacoes@blcs.pt ou telefone 253 205 977. Público-alvo: crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura, dos 6 aos 9 anos.

[NOVO] Clube de leituras partilhadas I Sextas feiras (a agendar com o grupo de inscritos) | 19-20h 
Programa continuado de promoção da leitura. Espaço de exercício da leitura em voz alta que potencia uma relação de proximidade com os livros através da sua leitura integral, onde os jovens poderão melhorar a competência leitora, trocar ideias e desenvolver o seu sentido crítico a partir de livros da Literatura Portuguesa, constantes nas Metas Curriculares de Língua Portuguesa. A escola, a família e a biblioteca são tidos na sociedade como agentes convencionais de promoção da leitura. Corporizam uma rede de leitura social e  informal. Público-alvo: jovens estudantes do secundário. Duração de cada sessão: 60min. Responsável pelo programa de leitura: Magda Pinheiro (Licenciada em Estudos Portugueses e Voluntária da Leitura). Obras propostas para leitura partilhada:  Memorial do Convento / José Saramago; O Ano da Morte de Ricardo Reis / José Saramago; Os Maias / Eça de Queirós. Nº máximo de inscritos: 10 pessoas. Inscrições gratuitas obrigatórias através do Setor Educativo da Biblioteca, por email marcacoes@blcs.pt ou telefone 253 205 977.

6, 13, 20 e 27 de dezembro (sábados) | 11h00 – 11h50 
Yoga para crianças. Dinamização: Fátima Ramos. Público-alvo: crianças dos 5 aos 12 anos. Duração: 1h. Custo de participação: mensalidade – 15€; ou pacotes de 5 aulas – 20€. Inscrições no balcão do Setor Educativo da Biblioteca.

6, 13, 20 e 27 de dezembro (sábados) | 10h00  
Vem dançar com a criatividade e emoções, Conto que vira Movimento, com Márcia  Sobral. Hora do conto seguida de coreografia. Público alvo: a partir dos 5 anos. Duração: 50min. Custo: 2€ por criança. Inscrições no balcão do Setor Educativo da BLCS.

6, 13, 20 e 27 de dezembro (sábados) | 11h00
Vem moldar e criar a tua t-shirt. Com a equipa do Estúdio Criativo A Nossa Casa. Público-alvo: a partir dos 5 anos. Requisitos: trazer uma t-shirt branca e alguns materiais reutilizáveis, como tampas, tecidos, embalagens, etc. Duração: 50min. Custo: 3€ por criança. Inscrições no balcão do Setor Educativo da BLCS.

6, 13, 20 e 27 de dezembro (sábados) | 15h00 
Ritmos e gargalhadas para todos. Público-alvo: a partir dos 16 anos até 100 anos. Requisitos: roupa confortável e sapatilhas. Com Márcia Sobral. Duração: 45 min. Custo: 3€ por participante. Inscrições no balcão do setor educativo da biblioteca.

6 de dezembro| 15h30 
ORIGAMI: para dar vida ao papel. Dinamizadora: Paula Mendes Martins (Departamento de Matemática e Aplicações da Universidade do Minho). Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos. Duração: 90 min. Inscrição gratuita obrigatória com dois dias de antecedência no Setor Educativo, através do e-mail marcacoes@blcs.pt ou telefone 253 205 977


13 e 27 de dezembro| 16h00
Sábados animados | Leituras em Família - Com Vida Livros  - com o Grupo de Teatro Infantil TIN.Bra.  
A Biblioteca convida seus pequenos leitores e pais para juntos saborearem um delicioso momento com os livros. Um espaço onde as histórias sairão do papel e ganharão vida pelos contadores de histórias do Tin.Bra. Um momento para a família. Um CONVITE para todos! 
Para crianças dos 3 aos 10 anos. Duração: 40 min. Inscrição gratuita sujeita a marcação prévia com dois dias úteis de antecedência através do telefone 253 205 977 ou marcacoes@blcs.pt .

16 de dezembro | 10h00 
Workshop Empreendedorismo juvenil. Público-alvo: crianças e jovens (6 aos 15 anos). Duração: 3h. Público-alvo: crianças e jovens (6 aos 15 anos). Nº mínimo de inscritos: 5. Máximo: 20. Dinamização: BLCS e Liliana Lago – Coaching e formação. Incrição gratuita com 2 dias úteis de antecedência através de e-mail marcações@blcs.pt ou telefone 253 205 977.

17 de dezembro | 10h00
Como criar um ebook. Com Teresa Gonçalves [BLCS]
Público-alvo: 10-12 anos. Incrição gratuita com 2 dias úteis de antecedência através de e-mail marcações@blcs.pt ou telefone 253 205 977.

17 e 19 de dezembro | 15h00
Filosofia para Crianças - "O Tesouro"
Objetivo geral: Levar as crianças a pensar e a compreender que todos somos únicos, que ninguém é igual a ninguém, que todos somos valiosos, que ninguém é melhor que ninguém. O maior tesouro está em cada um de nós. A existência confere-nos uma individualidade única. Conteúdos a abordar: Quem sou eu? Dinamizadora: Raquel Costa (docente do Departamento de Filosofia da UMinho). Duração de cada sessão: 1h. Público-alvo: 6 aos 12 anos. Nº mínimo de participantes: mínimo 5; máximo 18. Inscrições sujeitas a um pagamento de 6€ por duas sessões (1hora cada uma) no balcão do Setor Educativo da Biblioteca.

18 de dezembro | 15h00 
As novas histórias da Floresta… Espetáculo de expressão dramática e musical onde curiosas personagens se fundem com marionetas.  Dinamização: Curso EFA de Técnico/a de Ação Educativa (Turma 1) do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga. Público-alvo: 3 aos 8 anos de idade. Inscrições com 2 dias úteis de antecedência telf. 253 205977 ou mail marcações@blcs.pt.

19 e 26 de dezembro| 10h00 
Histórias contadas aqui e ali. Leitura em voz alta de histórias para exploração do texto e da imagem. Desenvolvimento do nível de compreensão, apreensão de vocabulário e reconto oral. Público-alvo: 2 aos 5 anos. Dinamização: Lara Rocha (Voluntária BLCS). Duração: 30 min. Inscrição gratuita.
19 de dezembro – Um sonho de Natal tornado realidade, de Lara Rocha.
26 de dezembro – A rena ansiosa, de Lara Rocha.

Sem comentários:

Os “Ateliers de Verão” estão de volta à Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova

Agosto promete ser preenchido com um conjunto de atividades lúdico-didáticas bem diferentes e divertidas, tendo em vista a ...