segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Nas BLX acontece...1 a 7 dez 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS!


Para DEZEMBRO temos várias atividades COM INSCRIÇÃO PRÉVIA para todos os públicos, das quais destacamos: > oportunAidade-Aprendizagem Não Formal ao Longo da Vida (Rede BLX) > Certa Noite num Estábulo_13 dez (Olivais) > Oficina Costura Criativa p/ Adultos_13 dez (Orlando Ribeiro) > Reciclagem_ReciclArt_13 dez (Orlando Ribeiro) > Oficina «Queres namorar comigo?»_13 dez (Camões) > O Aprendiz das Palavras_13 dez (São Lázaro) > O menino 4 olhos _13 dez (São Lázaro) + INFO Conheça a nossa programação e garanta já o seu lugar. INSCREVA-SE!

Exposições



Biblioteca Palácio Galveias
de 1 a 20 dez

Destaque de coleção
1 de Dezembro – Restauração da Independência

Celebra-se o fim do domínio dos Filipes em Portugal, domínio este que durou 60 longos anos, ao longo dos quais Portugal teve como reis Filipe II, III e IV de Espanha, que foram respetivamente Filipe I, II e III de Portugal.
Estes monarcas nunca habitaram, no entanto, o território português e governaram sempre à distância, nunca estabelecendo qualquer tipo de vínculo familiar ou sentimental, tendo sido sempre vistos como reis estranhos ao foro nacional.

Entrada livre.





Biblioteca Palácio Galveias
de 1 a 20 dez

Destaque de coleção
2 de Dezembro – Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

A escravatura remonta às memórias mais remotas da humanidade, havendo relatos dela em praticamente todos os registos escritos, incluindo a Bíblia. Podia ser vista e vivida de variadas formas, consoante o contexto histórico-geográfico.
Em Portugal a escravatura foi abolida no Reino e na Índia durante o reinado de D. José I, tendo sido abolida em todo o Império apenas em 1869.

Entrada livre.





Biblioteca Orlando Ribeiro
de 2 a 31 dez

Exposição
Do cacau ao chocolate

Exposição de ilustração, na qual será retratado o percurso do cacau, desde a sua descoberta à sua posterior transformação em chocolate e as suas diversas utilizações.
Nesta exposição também serão exibidas algumas peças de chocolate.

Entrada livre.





Biblioteca Por Timor
de 2 a 13 dez

Destaque de Coleção
Portugal – Timor: história, cultura, sociedade

Portugal-Timor ou (… A Primeira terra portuguesa áquem da “barreira do tempo”).
Um percurso histórico, social, cultural e político com 500 anos de história.

Entrada livre.





Biblioteca Camões
de 4 a 19 dez

Exposição
Bombarda 29

Esta exposição mostra trabalhos em diferentes suportes e técnicas da linguagem das artes plásticas, onde se procurou pensar e explorar narrativas especulativas ou concretas, científicas ou delirantes em torno da imagética do espaço, pensar ideia de "encontro com o Cosmos" ou a "conquista do espaço"; a possibilidade de habitarmos numa orbita misteriosa e voyeur sobre o estado do mundo ou ainda, pensar sobre a solitude galáctica da esfera que encerra a humanidade.
Com os Artistas do ATELIER BOMBARDA: António Caramelo; Eduardo Matos; Hélder Castro; João Fonte Santa; Margarida Dias Coelho e Martinho Costa.

Entrada livre.





Biblioteca dos Coruchéus
de 6 dez a 9 jan 2015

Exposição
Expressões Faciais num instante

Expressões faciais num instante foi o tema do III Edição do Concurso de Fotografia do CERCiência.

Entrada livre.



Literatura



Biblioteca Palácio Galveias
de 2 a 4 dez

MERCADO DE LIVROS USADOS COM ARTESANATO URBANO
A Biblioteca Palácio Galveias convida todos os seus visitantes e leitores, bem como toda a comunidade envolvente a visitarem o mercado de livros usados e manuseados com participação de alguns alfarrabistas regulares na Rua da Anchieta que montarão as suas bancas no átrio da biblioteca juntando-se a esta iniciativa um apontamento de artesanato urbano.

Entrada livre.



Infantil

Famílias/ Escolas


Biblioteca David Mourão-Ferreira
todas as quintas | das 16H30 às 17H30

À Descoberta
Apoio extra-curricular aos utentes mais jovens, com o objetivo de facilitar e melhorar o estudo.
+ INFO

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia na biblioteca.





Biblioteca São Lázaro
sábado, 6 dez | 11H00

PARA FAMÍLIAS com crianças entre os 3 e os 12 anos

Fiadeiras de Histórias_Hora de Conto
Hiroki

Hiroki é um peixe que adora rir, ou como ele costuma dizer: «Vamos encher a barriga de riso!» Vamos encher a barriga de riso, mergulhando num Oceano de estórias?

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia: bib.slazaro@jfarroios.pt




PARA CRIANÇAS a partir dos 5 anos, acompanhadas de um adulto O Dia em que os Lápis Desistiram por Orpheu Mini | Diogo deCalle É a desenhar, riscar e pintar que percebemos que nem sempre o desenho é feito a partir de uma folha em branco. Monet, Van Gogh e Pollock são os nomes de alguns artistas cuja genialidade nasceu sob a forma de fazer diferente, dentro ou fora, com ou sem linhas. Todos eles receberam medalha de ouro pela originalidade. + INFO Entrada livre.


PARA CRIANÇAS até aos 5 anos, acompanhadas de um adulto Sessões de Música para Pais e Bebés pela Foco Musical. Professores experientes fazem de uma aula, sobre música gravada, um autêntico concerto participado. Uma sessão onde o reforço multissensorial dos estímulos sonoros é a principal fonte de aculturação. Pais e filhos ouvem, experimentam, cantam, tocam e sobretudo… divertem-se! + INFO Informações / Inscrições / Pagamentos: 218429800



Biblioteca São Lázaro
sábado, 6 dez | 15H00

PARA FAMÍLIAS com crianças entre os 3 e os 10 anos

Oficina «A Manta – tapetes narrativos» por Inês Blanc

Porque não só nos livros residem as histórias, a história deste livro conta-se através dos retalhos de afetos e memórias de uma manta! Num tapete narrativo a história salta das páginas do livro e as suas personagens tornam-se ainda mais reais (e palpáveis), materializando-se em bonecos de pano. Dinamização do livro seguida de actividades de expressão plástica.

Informações / Inscrições / Pagamentos: inêsblanc.96@gmail.com




PARA BEBÉS dos 9 meses aos 3 anos, acompanhados de um adulto Música para bebés pelo Conservatório de Música de Sintra Nos primeiros meses de vida, os bebés estão especialmente recetivos a absorver tudo o que os seus sentidos possam captar. Melodias, ruídos, simples vocábulos, ritmos, cadências e movimentos são um mundo novo por descobrir que disciplinas como a Música para Bebés procuram estimular. + INFO Informações / Inscrições / Pagamentos: 219 162 628.


PARA CRIANÇAS até aos 6 anos, acompanhadas de um adulto FADO REGUILA: Silêncio… Que se vai brincar ao fado! Participe numa inédita e interativa encenação musical de Fado, especialmente direcionada para bebés e crianças até aos seis anos de idade. De forma lúdica, divertida e pedagógica, “brincam-se” as sonoridades, a cultura e o vocabulário próprios do Fado envolvendo todo o público, numa aventura expressiva pelos bairros castiços da Lisboa antiga. + INFO Informações / Inscrições / Pagamentos: 932 500 685

Outros Eventos



Livraria Municipal
até 31 dez

Promoção de NATAL na Livraria Municipal
De 24 novembro a 31 dezembro 2014, a Livraria Municipal está a fazer a sua Promoção de Natal, com os seguintes descontos:
20% - publico em geral
30% - funcionários da CML





Biblioteca Palácio Galveias
quinta, 4 dez | 19H30

CONFERÊNCIA
Ordem dos Cidadãos – Dar a vez à cidadania

Em colaboração com a Biblioteca Palácio Galveias, a Ordem dos Cidadãos irá organizar um ciclo de tertúlias com variadíssimos temas de interesse para os cidadãos em geral. Hoje falamos sobre :
«O papel da Assembleia da República e dos deputados que a constituem, na sociedade portuguesa» por Joaquim Ponte (Deputado da Assembleia da República).

Entrada livre.





Biblioteca Por Timor
sexta, 5 dez | 17H00

Palestra
Primeira ligação aérea de Portugal a Timor

pelo jornalista Vasco Callixto.
Foi há oitenta anos que saindo do aeródromo da Amadora se realizou a primeira viagem aérea a Timor, efetuada pelo tenente Humberto da Cruz e pelo sargento António Gonçalves Lobato.
Este feito notável foi levado a cabo num pequeno avião de turismo que percorreu 42670 quilómetros, com 268 horas de voo e 50 aterragens.
Batizado em Timor com o nome da capital timorense, este pequeno avião, “Dilly”, partiu da pista da Amadora em 25 de outubro, regressando à mesma pista a 21 de dezembro de 1934. Este feito foi consagrado como a maior viagem da época, pioneira da Aeronáutica Nacional.

Entrada livre.



Hemeroteca Digital




"O TIRO CIVIL" (Lisboa, 1895-1903), "O CAMPEÃO" (Porto, 1899-1901) e "OS SPORTS ILUSTRADOS" (Lisboa, 1910-1911) Em Abril de 2014 disponibilizámos na Hemeroteca Digital os oito primeiros anos da Tiro e Sport, apresentando-a como um dos mais importantes periódicos desportivos publicados em Portugal no início do século XX. Na verdade, esta publicação resultou da fusão do jornal O Tiro Civil (1895-1903) com a Revista de Sport (1903). Desta feita, fazemos a disponibilização integral desse primeiro título, da responsabilidade da Associação de Atiradores Civis Portugueses, acompanhado pela respetiva ficha histórica. Como fica bem patente na ficha, da autoria de Rita Correia, a actividade da Associação, e consequentemente deste seu órgão oficial, O Tiro Civil, que hoje apresentamos, enquadra-se numa dinâmica de "ativismo militarista e patriótico", ainda no rescaldo do ultimatum inglês. No entanto, cedo o jornal abre o espetro temático, dedicando atenção a outras práticas desportivas que, neste final do século XIX, começavam a democratizar-se. Em complemento ao Tiro Civil, disponibilizamos mais duas publicações: O Campeão : semanario de literatura, critica e de sport publicado no Porto, entre 1899 e 1901, sob direção de Bento Isidro, Mário Ney, e J. Costa Basto, e também acompanhado de ficha histórica da autoria de Rita Correia, aqui; e Os sports illustrados, publicado em Lisboa, entre 1910 e 1911, sob direção de José Pontes. Os números disponibilizados correspondem às existências na Hemeroteca Municipal, em cuja coleção estes títulos apresentam muitas falhas. No seu conjunto, estas publicações são um importante contributo para o estudo de um período decisivo de afirmação do desporto no quotidiano nacional. Consulte os jornais on-line.

Redes Sociais





As BLX estão nas Redes Sociais:

>
Facebook

> YouTube

> Google Maps

> Pinterest

> Google+

Sem comentários:

BMEJB | Promoções e horário de verão

A Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento encontra-se já em horário de verão. De 16 de julho a 15 de setembro, o nor...